Cães de todas as idades, tamanhos e temperamentos precisam de um bom treinamento. O processo educativo exige tempo e esforço, mas produz um bom entendimento entre o filhote e o dono. Todos os cães devem começar a ser treinados a partir do momento que chegam na nova casa.

Há uma gama de métodos de treinamento – do estilo “indutivo” ao “compulsivo”. Alguns estilos compulsivos, que incluem bater, podem produzir cães inseguros e devem ser adotados sob supervisão profissional. O sistema que dá melhores resultados depende do temperamento e físico do cão, da dinâmica familiar e dos objetivos do treinamento. Embora esta seção explique em linhas gerais, os passos para o adestramento baseado na recompensa (indutivo), consulte um profissional ou um livro especializado para obter informações adicionais e informar-se sobre métodos de outras correntes. Seria interessante matricular seu cão em aulas grupais de obediência, que ajudam os cães a se integrarem e ensinam ao dono as técnicas apropriadas. Todos os donos de cães, seja qual for o método de treinamento adotado, devem seguir cinco princípios básicos como orientação:

1. Fazer do treinamento um divertimento para o cão e seu dono.
2. Introduzir novas atividades gradualmente em seções curtas. Trabalhar até três períodos de 15 minutos por dia.
3. Dar ordens ao cão com voz clara e firme. Evitar implorar ou repetir as ordens muitas vezes. O tom de voz alto e estridente transmite a provação, enquanto tons profundos indicam o contrário.
4. Tanto a aprovação como a reprovação devem ser demonstradas imediatamente. Qualquer demora entre a ação e a reação fará com que o cão fique confuso. Depois do corretivo, fazer o cão sentir que ele continua sendo um amigo querido.
5. Brincadeiras e elogios são excelentes recompensas. Guloseimas também ajudam, mas devem ser diminuídas aos poucos e oferecidas apenas eventualmente quando o cão aprende uma nova habilidade.
Evitar bater no animal.

Lembre-se que seu cão quer agradar e obedecer, mas precisa conhecer as regras da casa. A paciência e constância do dono serão recompensadas com um cão feliz, bem comportado e confiável.

Primeiro, você e seu cão terão de enfrentar o desafio do treinamento em casa. Ao contrário da crença popular, qualquer cão, novo ou não, pode aprender a habilidade descrita a seguir. No início, deixe o cão restrito a um único cômodo ou engradado; o treinamento fica mais difícil quando o filhote vagueia livremente pela casa. Mantenha a área aquecida e dê bastante atenção ao animal.

Um quintal e uma programação flexível tornam mais fácil o processo de aprendizado. Se possível, leve seu cão para passear com freqüência – depois de acordar, comer, de praticar uma atividade física ou quando o filhote indicar que está precisando. Faça-o aprender o caminho para a rua e insista para que ele vá com você até a porta. Recompense o cão com elogios e brincadeiras pelo uso correto do espaço externo.

Se você for obrigado a treinar seu cão em um local restrito, com pouco acesso a lugares abertos, siga as seguintes instruções: cubra o chão de um dos cômodos da casa com uma grossa camada de jornal.

Logo o filhote escolherá aquela área como seu local favorito e você deve recompensá-lo por isso. Depois de uma semana, quando o espaço favorito já estiver definido, comece a retirar os jornais, um pouco a cada dia, até que sobre apenas o quadrado escolhido pelo cão. Gradualmente, mude o jornal de lugar, sempre em direção à porta da rua. O cão se acostumará rapidamente a esse processo e a partir de então você já poderá introduzir visitas regulares ao ambiente externo.

Não deixe de elogiar o cão pelo comportamento correto, mas lembre-se que podem acontecer eventuais “escorregadelas”. Quando você pegar seu cão em “flagrante”, ralhe com ele e leve-o para fora, recompensando-o por terminar suas necessidades ali. Entretanto, evite puni-lo por acidentes, quando você os descobrir depois de terem ocorrido. As áreas sujas devem ser limpas e esfregadas com vinagre (não use amônia). Retirar a água de beber duas horas antes de o cão dormir e sair com ele para passear o mais tarde possível ajudará a evitar “erros” durante a noite. Acima de tudo, seja paciente e mantenha o programa de treinamento. Um ambiente familiar feliz depende de um aprendizado bem sucedido.

Dr. Eduardo Ribeiro Filetti CRMV-SP 4-5100
Médico Veterinário e Pós-Graduado em Saúde Pública
Prof .da Unisanta / Diretor da Clínica Veterinária Filefti

Dr. Celso Ribeiro Filetti CRMV – 4-5818
Médico Veterinário e Pós-Graduado em Saúde Pública
Diretor da Clínica Veterinária Filetti