Óleo de cozinha usado será coletado em todas as feiras

Óleo de cozinha usado será coletado em todas as feiras

De: Nelson Rodrigues
Enviada em: sexta-feira, 12 de março de 2010 13:42
Assunto: oleo comestível para reciclar
 
Óleo de cozinha usado será coletado em todas as feiras
 
Todas as feiras livres da Cidade terão agora postos de coleta de óleo de cozinha usado. Lançado como piloto em julho do ano passado, o programa Óleo na Feira reiniciará suas atividades nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na Rua Campos Melo, e contará com a presença e o aval do secretario do Meio Ambiente, Fabio Alexandre Nunes.

A iniciativa é do ambientalista Nelson Rodrigues, em parceria com o Sindicato dos Feirantes de Santos e Região e a empresa gerenciadora de resíduos Marim.
Segundo Gonçalves, o objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância da participação de cada um na defesa do meio ambiente.

"Quando o óleo é jogado em ralos, vasos sanitários e em pias de cozinha, ele se solidifica, podendo causar entupimento dos canos e do sistema de esgoto. Para desentupir, é preciso utilizar produtos químicos. E o destino final de todo esse material é o oceano", explica o ambientalista.

Já quando o material é jogado nos lixões e aterros, o produto contamina o solo, contribuindo para a produção do gás metano.

Posto de coleta

O posto de coleta será montado em uma das extremidades das feiras. Em cada uma delas, haverá duas bombas de 30 litros para que o consumidor possa despejar os dejetos.

Os donos de barracas que vendem pastéis também poderão dar a destinação correta ao óleo usado para fritura dos salgados.

Além disso, uma pessoa estará no local para distribuir panfletos explicativos, orientar e esclarecer as dúvidas da população. "Acredito que as pessoas vão se acostumar a ir a feira e descartar o óleo usado na semana ou no mês, e isso passará a ser um hábito cultural".

Os resíduos coletados serão levados para o depósito da empresa, que encaminhará o produto ao interior do Estado, onde será reciclado. "A ideia, no futuro, é ampliar o projeto para as feiras das demais cidades da região", explica.

A chefe do Departamento de Políticas e Controle Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santos, Lígia Dutra, elogiou o projeto. "Vamos apoiar, prestar assistência e ajudar a divulgar essa iniciativa".

________________________________________________________

Comentário do Dr. Eduardo Filetti

"Excelente trabalho
Amigos vamos apoiar o grande trabalho do ecologista NELSON RODRIGUES"
Dr. Eduardo Filetti

________________________________________________________

De: Nelson Rodrigues
Enviada em: sábado, 13 de março de 2010 15:57
Para: Dr. Eduardo Filetti
Assunto: oleo comestível para reciclar

Obrigado Filetti pela apoio ao projeto que ajudará a resolver um dos grandes poluentes que atinge não somente os seres humanos como as espécies marinhas.
Um grande abraço a voce e seus amigos que estão apoiando esta iniciativa.
Nelson Rodrigues, ambientalista.

2018-06-29T15:54:03+00:00