Febre Maculosa

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada pela bactéria Rickettsia rickettisii a qual e transmitida ao ser humano por meio de picada de carrapatos. Os principais sintomas desta doença são febre alta , cefaleia e mialgia ,seguido de lesões hemorrágicas da pele .

Para ocorrer a transmissão os carrapatos devem permanecer aderidos ao ser humano por 4- 6 horas ,o período de incubação, que compreende desde a picada do carrapato até o inicio dos sintomas  pode varias de 2 a 14 dias.

Também chamada de febre das montanhas pois muitas pessoas que iam conhecer ou passear nas montanhas voltavam com a doença .Os carrapatos também podem transmitir graves doenças para os cães .

> Casos recentes da doença
> Dois casos confirmados em Minas Gerais 2016
> Portal R7 2016
> Usp de Piracicaba tem campanha de concientizaçao de febre maculosa
> Portal G1 2017
> Saúde investiga casos humanos de febre maculosa no Rio Grande do Sul
> Portal G1 2015
> Multirao contra febre maculosa realizado no Rio de Janeiro , Tres Rios RJ
> Portal G1 2016
> Febre maculosa causou 8 mortes no Estado de São Paulo
> Portal Estadão 2015

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato do gênero Amblyomma cajennense , chamado popularmente de carrapato estrela .Este carrapato é considerado de 3 hospedeiros , ou seja, realiza mudas no ambiente e busca por um novo animal para parasitar logoa após assumir a próxima forma do ciclo biológico .Este carrapato pode parasitar equinos, cães e seres humanos .Além de na parte silvestre parasitar capivaras que contribuem para a sua manutenção ambiental

2018-02-26T08:30:53+00:00