Escolhendo a Raça certa

Escolhendo a Raça certa

COELHO

Nome científico: Oryctolagus cuniculus;

Os coelhos em cativeiro vivem em média entre 5 e 9 anos.
Existem 2 grupos destes animais : os rabo-de-algodão, habitantes do continente americano; e as variações européias azul-de-viena, lebre-belga, japonesa, angorá, belier-inglesa, chinchila e himalaio.
Em seu ambiente natural são notívagos ( hábito noturno ) , mas em cativeiro, adaptam-se bem à luz do dia.
Quanto a sua alimentação são totalmente herbívoros e consomem uma grande quantidade de folhas diariamente.
Entre 5 e 8 meses já atingem sua maturidade sexual. Estes animais são conhecidos pela facilidade de reprodução, sendo que a fêmea grávida continua aceitando a companhia do macho e geralmente, mesmo amamentando, engravida novamente poucos dias após o parto. Em geral, as fêmeas dão á luz de 3 a 6 ninhadas por ano e o tempo de gestação varia de 30 a 40 dias, sendo que nascem de 4 a 12 filhotes por ninhada.
Vem aí Filetti Card

O Plano de Saúde da Clínica Filetti

Quais os benefícios que você gostaria com esse plano?? Mande Sugestões.

Clique aqui

IGUANA

Nome científico: Iguana iguana
Em cativeiro estes animais vivem em média 20 anos.
São altamente domesticáveis , sendo que respondem com afetividade para com os donos.
Chegam atingir um comprimento de até 1,80m , e necessitam de um terrário especial com lâmpadas UV além de luz solar pois só assim conseguem sintetizar vitamina D3, que é responsável pela fixação de cálcio a nível ósseo.
Seus hábitos são totalmente diurnos, sendo que á noite não devem ser acordados, pois isto pode ocasionar em problemas comportamentais.
A alimentação adequada para estes animais é baseada em folhas de brócole, folhas externas do repolho, couve-flor, cenoura, morangos, abóbora, flores e esporadicamente insetos e frutas. O espinafre não deve ser oferecido á eles, pois ocasionam uma doença denominada de gota. A alimentação deve ser oferecida a cada 2 dias.
Este espécime se acasala nos meses de outubro e novembro, sendo que a fêmea coloca cerca de 30 ovos que levam de 80 a 100 dias para eclodirem.
Na hora de comprar uma iguana é importante observar alguns fatores:
– postura ereta;
– coloração verde bem viva;
– não apresentar escoriações na pele;
– não apresentar secreção de muco nas narinas e boca.

PERIQUITO AUSTRALIANO

Nome científico: Melopsittacus undulatus

Estes animais exibem poucos sinais de senilidade e no cativeiro vivem entre 7 e 8 anos.
São curiosos e brincalhões e, se acostumados desde pequenos, aprendem diversos truques como receber alimentação nas mãos do dono.
Sua alimentação deve ser baseada em sementes de alpiste, painço, além de cenoura e maçã.
Não se adaptam bem em ambientes frios, podendo nesta situação desenvolverem doenças da tireóide, que geralmente são fatais, e nas fêmeas retenção de ovos.
Os machos tornam-se sexualmente ativos com 10 meses de idade, enquanto as fêmeas apenas com 1 ano. A incubação dos ovos leva 18 dias e o cuidado com os ovos é feito apenas pelas mães. é comum o macho atacar o ninho para comer os ovos, sendo que a colocação de um ovo de madeira no ninho vai desestimular esta ação.

ESQUILO DA MONGÓLIA
Nome científico: Meriones ungulatus.

Em cativeiro vivem em média de 3 a 4 anos. São animais dóceis, que se acostumados desde pequenos, não sentem medo do dono e até sobem em sua mão com naturalidade. Este primeiro contato com o ser humano deve ocorrer logo com 3 semanas de vida, que é a época em que são desmamados.

Eles permanecem ativos tanto de dia como a noite, alternando períodos de brincadeiras com cochilos rápidos.

Sua alimentação deve ser baseada principalmente em ração para roedores, a base de trigo, aveia, cevada e milho; e complementada com verduras e legumes picados.

Tornam-se sexualmente ativos entre 9 e 12 semanas de idade e o casal deve ser reunido desde filhote, caso contrário ocorreram brigas.

O cio dura em média 4 dias e as fêmeas que não cruzarem repetem o cio 3 vezes no mês. A gestação dura cerca de 25 dias e os filhotes devem ser retirados da mãe e separados por sexo com no máximo 4 semanas, pois a partir desta época eles já podem se reproduzir, além de a mãe se tornar agressiva com eles, podendo feri-los até a morte.

CACATUA

Nome científico: Cacatua ophtalmica

Em cativeiro vivem em média 50 anos, mas não é raro atingirem a idade de 80 anos.

Sua alimentação deve ser baseada em misturas próprias para cacatuas e a outra parte em frutas e verduras frescas, com exceção de alface que pode causar diarréia. Além disto pode ser oferecida ração para cães 2 ou 3 vezes por semana. As frutas duras como nozes e castanhas, além de outros brinquedos, são recomendadas para que estes animais se distraiam e não adotem vícios como os de destruir os bebedouros e a gaiola.

Se acostumados desde pequenos se tornam dóceis e tentam até imitar a fala humana, bem como latidos e miados. A idade ideal para este contato com o dono é de 4 meses, quando já conseguem se alimentar sozinhos.

Estes animais atingem sua maturidade sexual entre 4 e 5 anos, e o casal deve ser criado junto desde pequeno, já que são aves monogâmicas, ou seja, passam a vida inteira com apenas um parceiro. As fêmeas botam de 2 a 5 ovos, que são chocados durante um período de 30 dias. Tanto a fêmea como o macho se revezam para cuidar dos ovos e dos filhotes.
BOUTICãO

TUDO PARA O SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO

Coleiras, rações, shampoos, mediamentos, roupas, caixas para transporte , artigos nacionais e importados

BANHO E TOSA

R: Almirante Tamandaré, 278
Tel.:(13) 238-8925 * (13) 238-6468
(em frente a clínica Filleti)

2018-04-10T08:14:46+00:00