Clinica Veterinária Filetti ganha pela 11ª vez como a marca mais lembrada
TOP OF MIND 24-06-2016
Alberto Marques/A Tribuna

Evento chega a 14ª edição e premia empresas mais lembradas da Baixada Santista

Da Redação
25/06/2016 – 09:29 – Atualizado em 25/06/2016 – 10:22

Sucesso é o sonho de todo empresário. Mas só colhem frutos aqueles que trabalham muito para conquistar o público, seja qual for o ramo. Na noite de ontem, 38 empresas foram premiadas por conseguir colocar sua marca em lugar de destaque na Baixada Santista. O Top of Mind A Tribuna 2016, no Teatro Coliseu, em Santos, emocionou os premiados.

A festa contou com show da banda Big Time Orchestra e apresentação do jornalista e humorista Felipe Andreoli, repórter do programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo, e da jornalista Tatyana Jorge, da TV Tribuna.

Alberto Marques/A Tribuna
Cerimônia de premiação aconteceu no Teatro Coliseu, em Santos

“Santos é uma cidade grande, uma das principais de São Paulo, e ao mesmo tempo tem a sensação de aconchego, onde todo mundo se conhece. Quem mora em Santos sabe onde estão os melhores lugares”, diz Andreoli.

O evento chega à 14ª edição consagrado como referência tanto para o consumidor quanto para o empresariado. Para chegar aos premiados, o Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) ouviu 1.800 moradores da região. A pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

“É uma metodologia internacional, que mede a memória do consumidor e a força das marcas e dos nomes. Por isso, o prêmio traz a palavra mind, que, traduzida para o português, significa mente”, explica Alcindo Gonçalves, coordenador do IPAT.

Alberto Marques/ A Tribuna
Big Time Orchestra foi a atração musical da premiação

Dez pesquisadores foram às ruas ouvir entrevistados. Os participantes respondem qual a primeira marca que lembram quando se trata de um determinado segmento de consumo.

A diretora de Marketing de A Tribuna, Renata Santini Cypriano, ressalta a importância de uma empresa ter o nome reconhecido, pois a força da marca é decisiva quando se fazem escolhas e se fecham negócios. “Na hora de escolher uma franquia, por exemplo, a pessoa vai pela marca, opta pela que tem mais exposição, credibilidade e que, por isso, pode garantir mais retorno”.

Renata pontua, ainda, que a boa imagem perante a população pode definir o futuro de uma marca. “Esse reconhecimento é difícil. Aqueles que ganham por vários anos provam que a marca está consolidada”.

O diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini, destaca a importância do troféu. “É uma satisfação para cada empresa ser a mais lembrada do segmento. É resultado de um trabalho bem feito de todos os funcionários”.

A pesquisa tem importância durante a crise. “As marcas que souberem se posicionar e estar mais presentes na mente do consumidor conseguem ter mais vantagens no mercado. Principalmente em um momento de grande transformação no País como agora”, diz o gerente Comercial e Marketing de A Tribuna, Márcio Delfim Leite Soares.

O valor da marca

Para o presidente do grupo Meio & Mensagem, José Carlos de Salles Gomes Neto, quem detém uma marca deve investir continuamente na consolidação dela, independentemente do cenário econômico. “Basta observarmos as marcas de grande sucesso da nossa indústria para constatarmos que os aportes feitos em sua construção e sua promoção representam aplicações das mais altas rentabilidade e durabilidade”, diz.

Conforme a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Giovanna Capomaccio, os investimentos em comunicação de uma empresa devem ser prioridade. “Muitas vezes, o investimento em comunicação é a primeira coisa a ser reduzida em uma marca em tempos de crise. Mas isso é um grande engano. É preciso analisar quais canais e meios de comunicação trouxeram melhor retorno e direcionar esse investimento”.

“A pesquisa Top Of Mind reflete o investimento da empresa em comunicação e o retorno dele. Por ser uma pesquisa espontânea, tem credibilidade e funciona como uma avaliação: se a empresa está bem no mercado”, conclui o jornalista Fábio Maradei, que trabalha com comunicação empresarial.