A atividade física não faz bem somente para o corpo .Os pets também sofrem de estresse e ansiedade e podem descontar esses sentimentos destruindo itens da casa.

É da natureza dos cães morder, cavar e farejar. Muitas vezes .quando eles não tem onde fazer isso, descontam na casa.

E o resultado dos instintos caninos fica expressado nos sofás , cadeiras ,colchoes e outros móveis.

Muita gente acha que o jeito destruidor do animal é um traço de sua personalidade.

Claro que, as vezes , maus comportamentos podem ser corrigidos com treinamento ,mais nem sempre é preciso.

A atividade física é fundamental para o cão ser mais tranqüilo e evitar problemas psicológicos e físicos .

Os médicos veterinários acreditam que a atividade física é fundamental para um bom equilíbrio biológico.

O ato de destruir coisas pode ser . na verdade , ansiedade que tem a ver com comportamento dos antepassados do cão .

Antigamente , eles viviam mais soltos ,faziam muitos exercícios .Mas , a tendência de ficarem dentro dos apartamentos e as pessoas trabalharem bastante os cachorros estão cada vez mais

Ansiosos.

Eles ficando com tédio vão mordendo as coisas da casa . As vezes , destroem para chamar atenção , se mordem ou se lambem por tédio , frustração ou solidão.

Quando o problema persiste pode haver alergia psicogênica – quando o cão desenvolve coceiras e lambedura excessiva, que pode voltar mesmo depois do tratamento.Mas nada que não se cure com homeopatia, alopatia e amor.

Recomendamos a quem puder , levar cães da raças pequenas ao menos duas vezes para passear por dia, por 15 minutos cada saída. No caso de raças grandes, o tempo deve ser 30 minutos de atividades por passeio.Os cães adoram correr em busca de ossinhos ou brinquedos .Para os gatos é só usar Feliway uma versão sintética de um hormônio felino que traz tranqüilidade ou Catnip uma Eva que acalma o felino. Os aparelhos para arranhar são importantes para acalmar os felinos.

O ideal é fazer um rodízio de brinquedos para não enjoar os pets . Os brinquedos servem para divertir os pets e fortalecer a musculatura e articulações.

Eduardo Ribeiro Filetti

Medico veterinário

Professor universitário