Quando o cão começa a comer botão, bolinha, pedrinha, madeira, etc, é porque é portador da síndrome do avestruz. Especialmente no filhote, esta atitude é frequente, mas pode ser muito perigosa.

Se o proprietário ver o cachorro mastigando um desses objetos, recomenda-se que tire da boca e verifique qual material que estava mastigando.Quando não conseguir retirar o material, quando o cão já o engoliu, leve ao médico veterinário e não deixe ele se movimentar para não lesar os tecidos internos. Carinho para acalma-lo é indispensável.

Às vezes, as pedrinhas e pedaços de madeira são eliminados pelas fezes, não causando problemas. Já os panos, plásticos, borrachas, são capazes de causar obstruções de alguns órgãos, podendo sufocar.

O primeiro sintoma quando o cão engole alguns objetos é o vomito. Em casos mais graves, surge a diarreia com ou sem sangue, dependendo do material que engoliu (pontudo, cortante). Se ele não vomitar, deve-se procurar dar água morna e sal, pois estimula o vômito.

A maioria dos animais quando engole alguma coisa, fica quieta e somente quando a dor for insuportável, ele chora.

Para que tudo isso nunca aconteça, o primeiro passo é evitar que o cachorro entre em quarto de criança onde existem muitos brinquedos, evitar contato com sacos de lixo, ossos de galinha, tampa de garrafas, etc.

Como os filhotes necessitam morder, dá a eles brinquedos que não quebrem em pedaços e de preferência maior do que a passagem da garganta.

Dr. Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e Pós-Graduado em Saúde Pública.