Aqui você vai encontrar as principais características de algumas raças. Leia atentamente estas informações e depois escolha o cãozinho que mais goste, mas pense bem, pois cada animal tem um jeito de ser e todos terão que conviver juntos por vários anos.

BEAGLE 1. PAÍS: Grã-Bretanha.
2. FUNÇÃO INICIAL: Caça (coelhos e lebres).
3. ORIGEM: Século XIV.
4. HISTÓRIA: Os primeiros Beagles viviam na França e eram caçadores de lebres. Menores que seus irmãos de hoje, muitas vezes eram carregados em alforjes ou bolsas de couro. Provavelmente seu nome deriva do francês “begueule”, palavra que se refere aos ruídos feitos por um pacote. Atualmente, o Beagle pode ser encontrado em dois tamanhos-padrão: menor que 33cm, ou de 33 a 40 cm. Esse cão tem um temperamento vivaz, dócil, e é um companheiro leal e brincalhão. Exemplos famosos dessa raça incluem o casal “Him” e “Her”, pertencente ao presidente Lyndon Johnson, e o Snoopy, dos quadrinhos Peanuts.
5. CARACTERÍSTICAS DA RAÇA: Tamanho – machos e fêmeas: para variedade de 33cm, 33 cm no máximo; para a variedade de 38cm, de 33 a 38cm (na cernelha), 8-14 Kg. Aparência: corpo sólido e bem proporcionado, com movimentos enérgicos e fáceis. Pelagem e Cor: pelagem forte, espessa, de comprimento médio. Cores: castanho, preto, branco ou outra cor característica dos hounds, com ou sem manchas. Cabeça: crânio, largo e arredondado, focinho reto e quadrado; olhos atentos, castanhos ou cor de avelã; orelhas longas, baixas, largas e arredondadas. Cauda: ligeiramente curva e virada para cima.
6. OBSERVAÇÃO: Uma variedade anã, o pocket beagle, com 25 cm de altura, conheceu grande êxito antes da Primeira Guerra Mundial.
7. OUTROS NOMES: English.
8. ÍNDOLE: Carinhoso, brincalhão.

BOXER 1. PAÍS: Alemanha.
2. FUNÇÃO INICIAL: Desafiar o touro, guarda.
3. ORIGEM: Século XIX.
4. HISTÓRIA: O nome Boxer deve-se ao peculiar hábito desse cão de erguer as patas dianteiras e fazer movimentos como se estivesse dando socos. Apesar do nome inglês seu ancestral alemão foi gerado do cruzamento de cães Bulldog e Mastiff, que caçavam javalis e cervos. Os Boxers são inteligentes, ágeis e vigorosos. Os alemães tinham esses animais em tão alto conceito que os usaram como os primeiros ajudantes policiais. Apesar do seu passado como caçador e cão policial, o Boxer tem hoje um temperamento brincalhão e adapta-se muito bem a famílias com crianças.
5. CARACTERÍSTICAS DA RAÇA: Tamanho – machos: de 57 a 63 cm; fêmeas: de 53 a 60 cm (na cernelha), 25-32 Kg. Aparência: corpo anguloso e musculoso; movimentos suaves e decididos. Pelagem e Cor: pelagem macia, densa, curta e lustrosa. Cor de castanho-amarelada a castanho-avermelhada ou mosqueada, com manchas brancas em menos de 1/3 do corpo, focinho escuro. Cabeça: crânio levemente arredondado, com focinho largo e quadrado; olhos ovais castanho-escuros; orelhas cortadas, eretas, altas, longas e afiadas. Cauda: cortada (aparada) e alta.
6. OBSERVAÇÃO: Apesar do aspecto agressivo, belicoso, é de naturesa extrovertida, é suficientemente dócil para ser usado como guia em certos países.
7. ÍNDOLE: Afetuoso.