Doença é a principal causa de dor crônica em cães e gatos
Eduardo Ribeiro Filetti
A Osteoartrose (AO) é uma doença crônica degenerativa, de evolução lenta e progressiva, que acomete as articulações de cães e gatos, causando perda de mobilidade articular (limitação dos movimentos) e dor. Pesquisas recentes apontam a osteoartrose como a principal causa de dor crônica em cães e gatos, e consequente redução da qualidade de vida dos pets.
Tanto na osteoartrose de origem inflamatória como não inflamatória é comum a presença de mediadores inflamatórios na evolução da doença, que aceleram a degradação de matriz cartilaginosa. Sinais comuns da doença são a rigidez e dor articular, atrofia muscular, modificação postural, seja na forma de deitar ou levantar, redução da atividade, evitando subir escadas ou no sofá, mudança de hábitos, como os locais onde urina e defeca, mudanças comportamentais, principalmente em gatos – como diminuição da lambedura e arranhadura e agressividade devido a dor.
Os cães demostram mais a dor enquanto os gatos são mais discretos, sendo comum a confusão com sinais e envelhecimento.
Entre os fatores que ajudam no aparecimento na doença, senilidade, ser idoso, doenças autoimunes, como artrite reumatoide, doenças infecciosas, lesões articulares, sobrepeso e obesidade, raças grandes e ou gigantes, fatores genéticos, doenças endócrinas, estresse mecânico – agility e brincadeiras com bolas ou pesos, além de alterações ou instabilidades articulares congênitas ou adquiridas.
O tratamento deve ser multimodal, de acordo com o grau da doença e dor, e tem como objetivo diminuir a dor e inflamação. Anti-inflamatórios, analgésicos, controle de peso, acupuntura, procedimentos cirúrgicos e fisioterapia, além dos suplementos alimentares, muito importantes no tratamento da orteoartrose em cães e gatos.
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário, professor universitário, pós-graduado em clínica e cirurgia de gatos, e em clínica de cães, mestre em Saúde Pública.