Caso pode ser de internação

Se o cão sofreu algum acidente ou está com alguma infecção, o tutor deve levá-lo imediatamente ao seu médico veterinário, pois quanto antes for o atendimento, maiores e melhores são as chances de recuperação, pondera o médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti. Ele acrescenta que o profissional realizará um exame clínico detalhado e poderá pedir alguns exames, como sangue, urina e fezes. Se, por exemplo, a glicemia der alta e ele for diagnosticado diabético, o veterinário indicará uma ração especial, com poucos carboidratos e proteínas específicas.

No caso de o pet sofrer uma fratura, Filetti afirma que ele deverá ser submetido a exames radiológicos, com sedação se for preciso, para um bom diagnóstico. Em caso de fratura, a alimentação pode ser mais rica em cálcio e fósforo, para acelerar a cicatrização óssea.

Se a doença for dermatológica, os xampus e sprays podem ajudar na recuperação da pele, além de medicamentos por via oral. Ômegas e vitaminas podem ajudar no processo e no crescimento da pelagem. “O dermatologista veterinário deverá analisar se a patologia é causada por processo alérgico, bacteriano, parasitário, endócrino ou por fungos”, alerta.

Os problemas respiratórios são muito comuns em cães e podem ser ter várias causas. Assim, exames radiológicos podem ser necessários. “E também muito cuidado com pulgas e carrapatos, pois eles podem transmitir doenças graves aos cães”, lembra o veterinário: “Existem vários remédios para prevenir estes parasitas, em ampolas, comprimidos, coleiras e até injetáveis”.

Em cães doentes, a vacinação é contra indicada, pois não produzirá anticorpos. Quando a medicação oral recomendada for líquida, é possível aplicá-la no canto da boca. Quando forem pílulas e cápsulas, elas serão muito bem aceitas em bolinhos de carne. Em casos de contusões que necessitem de fricções, estas são realizadas manualmente na direção da corrente circulatória (da ponta da pata para cima). Sol matinal é recomendado. O médico veterinário vai analisar se o caso merece internação ou se pode ser tratado em casa. Todo pet doente merece atenção e carinho do seu dono, pois são muito importantes no processo de cura.