A Academia Santista de Letras elegeu neste sábado (13), quatro novos membros. Durante a Assembleia Geral, os novos ‘Imortais’ foram escolhidos.
O presidente da Academia Santista de Letras, Eustázio Alves Pereira Filho, explicou quais os pré-requisitos para integrar a Academia Santista de Letras. “Esses novos membros já integram a academia foram escolhidos pelo seu trabalho literário, intelectual e artístico, por todas as suas publicações ou obras. Geralmente o candidato a uma cadeira na academia precisa ter feito publicações de livros, mas o estatuto fala em publicações de qualquer natureza. O trabalho em difundir a cultura e a sua preservação para novas gerações também é levado em consideração e avaliado na escolha de um novo membro da academia”, completou.
Caroline Simões Teixeira
Caroline Simões Teixeira foi escolhida para ocupar a cadeira 39, que já foi ocupada pelo avô, Milton Teixeira. “Estou muito feliz e honrada de ser eleita para ocupar a cadeira de número 39, do patrono Benedicto Calixto de Jesus e também do meu querido e saudoso avô”, disse.
Ela pretende agregar à Academia suas experiências em diversos segmentos culturais, trabalhos na área de saúde publicados em revistas nacionais e internacionais e também colaborar com o seleto quadro de acadêmicos, trazendo a juventude interessada em participar de instituições de cultura e arte.
Rosana Valle
A deputada federal Rosana Valle ocupa a cadeira 10, de Emilia De Freitas Guimarães. “Recebo com alegria imensa a aprovação de meu nome para ocupar a cadeira de número 10 da Academia Santista de Letras. Sem dúvida, uma renomada significação para minha trajetória, tanto na seara pública quanto na pessoal. Congregar o ambiente por onde passaram e frequentam proeminentes figuras do meio acadêmico, artístico, intelectual e político da sociedade santista é um valioso incentivo para a continuidade de minha atuação como política e como jornalista”, contou.
Santiago Gonzalez Arias
Santiago Gonzalez Arias foi eleito para a cadeira 5, de Álvaro Pereira De Carvalho. “É uma honra e um momento de extrema felicidade ter sido eleito para ocupar a cadeira 5, cujo patrono é Álvaro Pereira de Carvalho, e assim tornar-me membro da Academia Santista de Letras, entidade literária máxima de nossa cidade. Espero estar à altura dos componentes da Casa de Marins Fontes, e ser capaz de contribuir nesse maravilhoso e infindável caminho que é a literatura, expressão máxima de nossa alma”, falou.
Eduardo Ribeiro Filetti
O veterinário Eduardo Ribeiro Filetti se sente honrado de ter sido escolhido para ocupar a cadeira 2, de Alberto Souza, e espera honrar o nome da Academia. “Penso que, como professor universitário há 32 anos e médico veterinário, há 33, com quatro pós-graduações e um mestrado, além de sanitarista, posso contribuir de uma excelente maneira. Tenho três livros publicados, mais de 150 artigos escritos em revistas científicas, mais de dois mil artigos em veículos de comunicação. Também espero muito aprender com os acadêmicos. Recebo o resultado com muita alegria e humildade”, concluiu.