A Nutrição adequada dos pets é uma importante ferramenta para contribuir com a saúde animal .
A forma mais adequada de saber qual o tipo de nutrição adequada para casa espécie , raça e idade e conversando com o profissional médico veterinário. Cães filhotes se alimenta 4-5 x ao dia pois precisam manter os níveis de glicose no sangue. Cães adultos ideal se alimentarem duas vezes ao dia para terem um boa digestão .
Mantenha sempre uma rotina de horários para alimentação do seu cão .
Ideal comprar produtos lacrados dentro do prazo de validade pois não sofrem ação do tempo.
Armazene a ração em compartimentos corretos e sempre fechados para uma excelente conservação .
Os felinos deve ser alimentados com várias porções pequenas o dia todo. A água deve ser colocada a disposição sempre limpa e fresca assim com para os cães .
O gatos são cheio de manias e as vasinhas de água e comida devem ser longes das caixas de areia .
Alimentos devem ser servidos em temperatura ambiente pois os gatos em sua maioria detesta alimentos gelados .
As rações do boa qualidade Premium ou Super Premium devem ser oferecidas aos cães e gatos pois uma boa nutrição evita muitas doenças mantendo a alta a resistência dos animais.
Se seu gato só come ração seca procure introduzir alimentos úmidos para evitar doenças do trato urinário .
A obesidade é um dos maiores problemas dos animais no mundo moderno então evite ficar dando quitutes e baboseiras que desregulam a dieta dos pets.
Cães e gatos não apresentam a mesma necessidade nutricional , os gatos necessitam de mais proteína que os cães e também nutrientes especiais como a taurina.
Animais castrados deve tem uma ingestão menor de carbohidratos para não ficarem obesos,
Os petiscos humanos são contra indicados pela alta taxa de sódio e calorias .Os ossos e palitos devem ser dados para distraírem os pets e com sinal de recompensa .
Os suplementos servem para melhorar as quantidades de nutrientes de acordo com as diversas fases da vida.
Os peixes ornamentais devem se alimentar de ração especial tomando cuidado para evitar o excesso que acidifica a água do aquário podendo levar a problemas graves na saúde dos peixes .
As aves devem ser alimentadas com alimentos naturais e rações de boa qualidade .
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário , professor universitário ,pós graduado em saúde publica , clinica e cirurgia de pequenos animais e fitoterapia