O inverno chegou e com eles aumentam os perigos das doenças respiratórias nos animais de estimação
Muitos começam com tosse seca , coriza e cansaço fácil, que pode estar acompanhada de diarréia.Neste caso poderemos estar lidando com um infecção respiratória que pode ser causada por vírus , bactérias ou fungos.Para prevenir devemos ter um cuidado especial com a alimentação e vermifugação pois mantendo a resistência do pet alta fica mais difícil de algum agente estranho afetar seu organismo . As vacinas de boa qualidade também podem proteger os nossos animais de estimação contra estes agentes. Hoje temos as vacinas contra gripe para os cães que devem ser aplicadas a partir de 60 dias de vida.Animais que convivem com baixas temperaturas, em ambientes aglomerados e/ou fechados devem ser vacinados anualmente contra gripe canina.O problema pode acontecer em todas as idades mais é mais freqüente em filhotes e cães idosos pois são os que variam mais a resistência orgânica , ou seja , a condição imunológica.Pode acontecer em todas as raças porém existe uma predisposição para os cães braquiocefalicos( boxer ,pug etc) pelo estreitamento do trato respiratório superior.
Esta gripe canina não é uma zoonose ,ou seja , não é transmitida aos seres humanos .A sua transmissão entre os cães se faz na maioria dos casos pelas secreções nasais e oculares.Gripe canina é o nome popular seu nome é traqueobronquite infecciosa canina que é transmitida pelos vírus parainfluenza ou adenovírus tipo 2. Locais muito frios com Campos do Jordão, Gramado e outras regiões do Brasil tem sido mais acometidos por estas viroses , cães expostos a excesso de viagens como os de exposições e agility também ficam mais sujeitos a doença.A vacina contra traqueobronquite infecciosa dos cães ( gripe canina ) pode ser aplicada por via intranasal ou subcutânea dependendo do produto e deve ser repetida anualmente.Muitas pessoas que tem cães desconhecem a vacina por ser um produto novo ou acham que gripe cura sozinho em animais o que é um erro. Alguns casos de gripes caninas podem progredir e evoluir para um pneumonia com sérios riscos principalmente para animais jovens e senis .O animal fica engasgado com febre e o dono acha que tem algo na boca ou garganta do pet.Alguns animais vomitam um espuma branca e costumam ficar piores em dias mais frios ou se submetidos a exercícios físicos como uma simples caminhada.
O tratamento da gripe canina consiste em vitaminas e anti-inflamatórios evitando friagens e ventos. O uso de antibióticos pode ser útil em casos mais graves.
Exames complementares com rx e hemograma completo podem ajudar no diagnostico desta patologia.
Para prevenir além das vacinas devemos evitar que os cães fiquem expostos ao sereno e frio, manter a carteira de vacinas em dia ( vacinas V10 , gripe canina , contra giardiase e anti rábica). Alguns donos usam roupas para animais de pelo curto o que ajuda a manter melhor o aquecimento.
Para os gatos devemos também evitar friagens, dar uma alimentação balanceada e manter o animal vermifugado.As vacinas são a V4 ou V5 para as doenças virais dos felinos além da vacina contra Raiva
Procure orientação para seu animal de estimação com um médico veterinário pois somente ele esta apto para avaliar a saúde do seu pet.
Eduardo Ribeiro Filetti
É médico veterinário, pós graduado em saúde pública e professor universitário
Vice presidente da Sos animais de rua