É sempre um dilema, pois o ideal é que não haja separação. Felizmente hoje, o número de hotéis que aceitam animais está aumentando no país. Assim, se a intenção da família é levar seu amigo e fiel companheiro para as férias, após decidir o destino se para hotel ou para casa de amigos que não fazem objeção desse tipo de hóspede, é preciso algumas providências e atenção as novas leis de trânsito: animais só no banco traseiro, cães devem usar coleira peitoral ou cinto de segurança especial e gatos devem ficar em gaiolas de transporte.

Segundo o médico-veterinário Eduardo Ribeiro Filetti, para o transporte dos pets existem duas trilhas básicas a se percorrer: para viagens nacionais e internacionais.

Para ambos os casos, atestado de Saúde emitido por médico-veterinário com validade de 72 horas, certificado de vacinação contra raiva emitido há mais de 30 dias e menos de um ano. O ideal é vacinar contra as outras doenças também. Munido desses documentos o proprietário deve providenciar para viagem interestadual: Guia de Trânsito Animal (GTA) que pode ser retirado nos seguintes locais: Serviço de Vigilância Agropecuária no Porto de Santos (final da Rua Amador Bueno a entre os Armazéns XIII e VIII, das 8 às 17 h, telefone 3235-1813; no mesmo serviço nos Aeroportos de Viracopos e Guarulhos e no Ministério da Agricultura, na Rua 13 de Maio, 1558, 3° andar na capital.

Para viagens internacionais é necessário o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), com validade de 10 dias para o embarque e que pode ser obtido nos mesmos locais que emitem o GTA. Todo porto, aeroporto ou posto de fronteira internacional, tem escritórios do Serviço de Vigilância Agropecuária. “Não esquecer: quem vai de avião, é preciso reservar o lugar do animal que viaja no setor de cargas”, esclarece o médico-veterinário, lembrando que para viagens internacionais é bom consultar o consulado do país de destino sobre possíveis exigências.

Mas se não for possível levar seu bichinho de estimação procure parentes ou amigos que possam cuidar deles ou deixe-os em hoteizinhos que só devem aceitar animais vacinados. Visite antes o local, certifique-se do tratamento que seu animal terá e depois da escolha, separe seus objetos pessoais, como brinquedos, cesto de dormir, oriente o responsável sobre o tipo de ração e manias de seus pets para que se estressem o menos possível durante sua ausência. Em Santos, várias opções de hospedagem para os pets como Clínica Filetti, R. Almirante Tamandaré, 273; Clínica Veterinária Filetti, na Av. Bernadino de Campos, 75 e Cia Animal, na R. Conselheiro Lafaiete, 72.