Com uma vida agitada por sua profissão de médico veterinário, tendo de se adaptar à pandemia, e agora o cargo no Comitê Gestor do Santos FC, o santista Eduardo Filetti usa a corrida como sua ‘válvula de escape’ das pressões diárias. Praticante da modalidade desde os dez anos, ele sempre foi um assíduo participante dos 10 KM Tribuna FM-Unilus e agora também aderiu ao Circuito Virtual de Corridas Blue Med, criada pelo Grupo Tribuna como alternativa durante o período de isolamento social do Covid-19.
“Acho que a provas virtuais estimulam o treino, que muitas vezes é solitário na pandemia. A iniciativa do Grupo Tribuna de fazer essas corridas, para quem sempre teve como os 10 KM em sua programação, muito positiva. Com o compromisso de fazer a disputa, acabamos treinando com objetivos”, diz o veterinário de 57 anos. “Gosto de correr, é um hábito que tenho desde os dez anos, quando praticava judô”, comenta Filetti que já fez as duas primeiras etapas do Circuito Virtual e já está garantindo na etapa final.
Ele diz que durante a pandemia foi obrigado a adaptar sua rotina em sua clínica em Santos. “Não paramos, mas com um protocolo muito rígido”, conta Eduardo Filetti, que foi convidado pelo presidente Orlando Rollo a assumir uma das vagas no Comitê de Gestão do Santos. “Tenho uma longa ligação com clube. Fui diretor social e cultural por dez anos, estava na ouvidoria e agora no CG, ajudando a ter uma transição tranquila, com assistência a todos os pré-candidatos. Estou dormindo pouco, mas vale a pena, porque queremos organizar o clube”, completa.
O Circuito Virtual de Corridas Blue Med terá três provas, sempre batizadas com temas para conscientização da comunidade para a saúde. A segunda foi realizada agora, nos dias 9, 10 e 11, com a corrida Outubro Rosa, tema escolhido para conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. A abertura foi a Setembro Vermelho, em referência à prevenção a doenças cardíacas, nos dias 11, 12 e 13 de setembro.
A final será a Novembro Azul (Prevenção ao câncer de próstata) nos dias 6 a 8 de novembro. Os participantes podem optar em correr ou caminhar 3 km, 5 km ou 10 km. “Tivemos uma grande adesão. O pessoal gostou e está usando as provas como motivação para treinar. Nosso objetivo e da Blue Med era esse, que as pessoas busquem qualidade de vida e, claro, saúde, através do esporte”, comenta o diretor-presidente de A Tribuna, Marcos Clemente Santini.
Para saber mais sobre o Circuito Virtual de Corridas Blue Med, acesse o link atribuna.com.br/eventos/circuitovirtual.