Centenas de aves migratórias caíram ao mesmo tempo em Chihuahua, na região Norte da Cidade do México, capital do país homônimo, na manhã da última segunda-feira (7). Várias delas morreram.
Imagens gravadas por um circuito de câmeras de segurança, que começaram a circular na quarta-feira (9) nas redes sociais, mostram o momento quando os animais caem, aos montes, próximo à uma casa na cidade.
Conforme jornais locais, a causa da queda dos pássaros pode ser “os altos níveis de poluição do ar”, em especial devido ao “uso de aquecedores de madeira e agrotóxicos” combinado às “baixas temperaturas”.
Outra teoria apontada por especialistas à imprensa foi possível sobrecarga elétrica em cabos de energia que atingiu o bando.
A fumaça emitida pelos aquecedores pode ser letal aos animais. A polícia mexicana informou que os primeiros relatos foram registrados na manhã de segunda-feira.
As aves são da espécie Graúna-de-cabeça-amarela, com nome científico de Xanthocephalus, que costumam migrar do Norte do Canadá para o Norte do México, onde passa o inverno.