CRIME AMBIENTAL por Eduardo Filetti
Hoje a criação de javalis e porcos do mato conhecidos com javaporcos – cruzamento de javalis com porcos, está em alta em alguns estados do Brasil.
O maior problema é que alguns destes animais são ferozes, e podem atacar pessoas e animais.
Tivemos um caso recente , dia 1 de novembro de 2021, no bonito estado do Pará, onde um javaporco que estava sendo criado de forma ilegal em uma casa (só podem ser criados em áreas rurais, com cerca apropriada para evitar fugas), fugiu e atacou uma idosa na cidade de Rurópolis, no oeste do Pará.
De acordo com a Polícia Civil , o individuo estava criando de forma ilegal , no interior de sua residência, alguns animais silvestres, entre eles o porco do mato.
Na última quarta-feira (1) os porcos do mato se soltaram e invadiram a casa de uma senhora, e ela foi vítima de várias mordidas.
A mulher foi levada para a emergência do Hospital Municipal de Rurópolis com sangramento, e vários ferimentos nas pernas, mas não corre o risco de morrer. As mordidas, por serem de animais silvestres, podem conter bactérias e vírus resistentes, o que provavelmente vai atrasar muito a cicatrização e a cura dos ferimentos.
Diante dos fatos e dos crimes ambientais cometidos, o suspeito recebeu voz de prisão, e foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil. Ele foi autuado em flagrante, pela prática de crime ambiental, e foi transferido para o sistema prisional.
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário, pós-graduado em Clínica Veterinária de pequenos animais, Mestre em Saúde Pública , pós graduado em Cirurgia de pequenos Animais e especialista em Saúde Pública.