Nosso prefeito em Santos está correto ao afirmar que todos necessitam ter a consciência coletiva pois a orla da praia neste final de semana e a faixa de areia e do mar ficaram lotadas sem nenhum tipo de distanciamento social, recomendando pelas autoridades médico-sanitárias.

O jornal ” A Tribuna” também foi muito feliz em seu editorial e na sua reportagem com dizeres de alerta pois ainda estamos em plena pandemia e não podemos permitir o retorno a fase vermelha de isolamento. Temos que limitar as rodovias Anchieta e Imigrantes onde mais de duzentos mil veículos desceram a serra para as praias.

Assim fica difícil e impossível o controle da pandemia e a precipitação destas pessoas imprudentes poderão só causar mais e mais mortes.

Já estamos no patamar de mais de cento e vinte mil mortes no Brasil e temos que ter real consciência da cidadania e de nossos compromissos com a saúde pública e individual. Pois a pessoa se expõe a contrair o Covid e a ser internada e pode até morrer e ainda por cima contaminar mais pessoas e seus amigos e familiares. Pelo apoio as normas sanitárias recomendadas pela própria Organização Mundial de Saúde.

Vamos ser mais prudentes e evitar estes congestionamentos em todo o litoral paulista, tanto na orla da praia como em bares, lotação, ônibus, e demais locais.

Eduardo Ribeiro Filetti

–Médico veterinário pós-graduado em Saúde Pública e professor universitário