Segue em recuperação, e passando bem, a jiboia de 3 metros de comprimento que teve retirado um tumor de 11 centímetros de comprimento da face, no último dia 20 de abril, em Santos. O procedimento, considerado raro, foi realizado pelos médicos veterinários, Eduardo Filetti e Celso Ribeiro Filetti e equipe, e alcançou grande repercussão na mídia e entre os profissionais da área.
15 dias após o procedimento: Animal vem sendo monitorado pelos veterinários Eduardo e Celso Filetti, e se recupera bem (créditos: arquivo pessoal)
Atualmente, o animal vem sendo monitorado, pois a biópsia constatou que o tumor era do tipo maligno. “A amostra da massa retirada foi encaminhada à análise clínica que encaminhou ao Instituto Hermes Pardini em Minas Gerai. Lá, foi constatado que o tumor era maligno. Mas ela realmente passa muito bem. Estamos muito contentes e acreditamos que o final será mesmo feliz”, disse Eduardo Filetti.
O sortudo animal, adquirido legalmente de um criador conservacionista, vive com seu dono em Santos, há 11 anos, e divide um grande aquário com outra cobra. O dono levou o animal à clínica logo que notou o crescimento anormal na lateral esquerda da cabeça.
Após os exames iniciais, iniciamos quimioterapia local e teve uma boa aceitação com redução da massa, mas não surtiu o efeito esperado, que era que ela sumisse, o que seria muito difícil. E então resolvemos operar.”
Foi uma cirurgia bem sucedida que retirou toda a massa e durou cerca de 40 minutos. Apesar do excelente resultado, o médico garante que não é um procedimento corriqueiro, e demandou estudo e muita experiência.
“Já operamos animais assim, como um jacaré que teve uma fratura, e outros animais, agora, cobra foi a primeira vez. Mas temos um setor forte de animais silvestres e selvagens na clínica e, graças a Deus, deu tudo certo”, ressalta Filetti.
Repercussão
O feito dos irmãos Filetti teve reconhecimento na região e ganhou a internet. Profissionais veterinários, internautas e clientes destacaram o inusitado do caso e parabenizaram o trabalho.
“Em mais de 50 anos de profissão, já cliniquei pelo menos umas 10 espécies de animais, nunca animais silvestres, nem tampouco uma cobra. A façanha de vocês em retirar uma tumoração próximo da cabeça, requereu um estudo aprofundado, da anatomia para localização precisa das artérias, veias, nervos e sistema linfático, bem como anestésicos e demais medicamentos nas dosagens previstas. Parabéns aos irmãos Filetti que engrandecem a profissão da Medicina Veterinária” – Issac.
“Parabéns aos irmãos Eduardo e Celso Filetti pela peculiaridade desta rara cirurgia. Este marco profissional representa o valor destes médicos que reconhecidamente na sua área engrandecem e enobrecem a medicina da nossa cidade de Santos”, escreveu um leitor.
“Parabéns pelo trabalho com animais sempre fui cliente e fã de vocês, dedicação, amor, carinho e experiência. Vi no SP Tv em Jundiaí o trabalho da dupla dinâmica, os irmãos Filetti sobre a cirurgia na cobra. Parabéns, vocês se superaram!” – Dirce Silva.