Pesquisas comprovam que os animais de estimação fazem bem a saúde dos humanos. Prova disto é que vários hospitais estão liberando visitas de bichos a pacientes internados, inclusive em unidades semi-intensivas. É a
atual humanização do tratamento e a interferência positiva que eles proporcionam na cura, apesar desta decisão ser nova, ha estudos no Reino Unido e Canadá provando ajuda aue estes pequenos amigos contribuem.

Um estudo feito pela Universidade de Nova York, mostrou que os pets são uma das melhores maneiras de combater o estresse. A pesquisa testava níveis de estresse nas pessoas em situações sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e animal. Eles notaram que a ocasião de maior relaxamento e tranquilidade foi quando estava com seu animal.

Pesquisas nacionais, provam que a tristeza vai embora com maior rapidez em pessoas que possuem animais. Elas provaram que esta convivência reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. O contato com os animais,
faz os seres humanos produzirem mais hormônios como a ocitocina, prolactina e a serotonina que melhoram o humor.

Muitas famílias escolhem ter um cão para participar da vida com os filhos, outras preferem não ter animais pois acreditam que os filhos possam desenvolver alergias, Universidades Americanas mostram que a chance de a
criança ter este tipo de problema são 40% menores tendo um animal de estimação. Isto porque a convivência com eles desenvolve um sistema imunológico mais forte, este efeito não acontece entre os adultos que já sofrem de alergias.

Criar um bicho em casa ajuda a reduzir a pressão sanguínea, colesterol e o triglicérides. Melhorando a função cardíaca e prevenindo doenças cardiovasculares.

Passear com cachorro é uma boa maneira de perder peso, estas caminhadas diárias são mais frequentes do que se a pessoa não tivesse um animal de estimação.

Concluímos que os animais de estimação são importantes para a saúde dos humanos.

Eduardo Ribeiro Filetti

Médico Veterinário

Professor da Unisanta

Mestre em Saúde Pública

Especialista rm clínica médica e cirurgia de pequenos animais.

Pós Graduado em clínica de felinos.