O médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti ampliará para outras cidades da região a pesquisa sobre a população de pombos que realizou em Santos e São Vicente nos últimos anos. O planejamento prevê a coleta de dados nos meses de dezembro e janeiro, com tabulação, análise e divulgação de resultados em maio de 2009.

Segundo explicou Filetti, o objetivo é apurar a população urbana e a eventual disseminação de doenças por parte da ave. “O pombo se reproduz com muita facilidade na região, pois temos comida em abundância, ausência de predador natural, como o gavião, e uma geografia favorável”, comentou.

O levantamento tem a chancela da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na qual Filetti é professor, e é coordenado pelo diretor da Faculdade de Biologia, Roberto Patella. Os trabalhos de campo serão executados por acadêmicos do curso.

Nos estudos já desenvolvidos, Filetti observou o aumento da população de pombos e apurou que as fezes das aves (a fresco) não estariam causando nenhum tipo de patologia para os seres humanos. Entre as sugestões para controlar a população foi sugerida a introdução de anticoncepcionais na comida das aves para, de uma forma ecológica, evitar a sua reprodução. “Somos totalmente contra qualquer tipo de crueldade a essas aves, que são símbolo da paz”, afirmou Filetti.