Tira Dúvida – Síndrome urológica felina e Cinomose

Tira Dúvida – Síndrome urológica felina e Cinomose

Síndrome urológica felina
Conhecida também como doença do gato bloqueado, a Síndrome Urológica Felina afeta somente gatos machos, com a obstrução da uretra do animal por cristais e cálculos. Embora de causa desconhecida, acomete, principalmente, os gatos que se alimentam exclusivamente de alimentação seca.
Os sintomas são: desconforto abdominal, dificuldade e dor para urinar (disuria), tentativas de micção, urinar várias vezes (polaquilúria), sangue na urina (hematúria), ausência de micção (anúria), lambedura do pênis, vômito, desidratação, anorexia, quadro de toxemia (uremia – urina no sangue) e depressão – coma – morte (48 a 72 horas em anúria).

Cinomose
A Cinomose é uma enfermidade causada por vírus, altamente contagiosa entre cães, lobos e raposas. Embora não seja transmitida a seres humanos, acomete os canídeos em qualquer idade e o índice de mortalidade é grande.

São sintomas da cinomose: febre, diminuição do apetite, corrimento nasal e/ou ocular, diarréia e/ou vômitos, secura do nariz e coxim plantar, conjuntivite, tremores no corpo (mioclonia), convulsões e paralisia. Eles podem estar mais ou menos expressos, podendo não existir, pois tudo depende do sistema afetado, seja o digestivo, respiratório, locomotor, cutâneo, nervoso.

A lesão é mais grave quando o vírus ataca o sistema nervoso, pois geralmente é irreversível. O tratamento visa levantar a resistência, fortalecer o organismo e evitar infecções secundárias.

2018-06-05T08:51:45+00:00