Leishmaniose: Tratamento

Leishmaniose: Tratamento

Sinteticamente, as razões que fundamentam o tratamento da leishmaniose visceral canina (LVC) são consistentes e de várias ordens, quais sejam:

1) técnica; 2) ética; e 3) jurídica.

Ordem técnica: o tratamento da LVC leva à cura clínica da doença, podendo a sorologia continuar positiva, o que apenas indica um prévio contato com o parasita, como acontece em outras doenças por protozoários, como na toxoplasmose e na doença de Chagas. Há um amplo arsenal de medicamentos que podem ser utilizados e o preço do tratamento, dependendo das drogas, é bem acessível. O receio de resistência medicamentosa é inerente no tratamento de qualquer doença infecciosa e não se justifica. O combate à LVC reside no controle do vetor. Se na dengue o controle do vetor é suficiente, por que para a LVC não é?

Ordem ética: os animais merecem o respeito e o amor dos seus proprietários, que podem e devem utilizar os medicamentos disponíveis para tratar estes que, muitas vezes, são os únicos companheiros e amigos.

Ordem jurídica: o proprietário tem direito a tratar do seu animal, como tem de defender a sua propriedade (direito constitucional), pois o cão é tido muitas vezes como um membro da família, portanto, um bem jurídico especial.

 

__________________________________
C O M E N T Á R I  O S
__________________________________

De: Celia Cheida
Enviada em: quarta-feira, 6 de abril de 2011 10:13
Assunto: FW: Leishmaniose: Por que Tratar ?

NO “PRIMEIRO MUNDO” A LEISHMANIOSE É TOTALMENTE TRATÁVEL E SEQUER LEVANTAM QUALQUER DÚVIDA A RESPEITO DO ASSUNTO, ESSA SELVAGERIA QUE ACONTECEU E AINDA ACONTECE POR AQUI E EM ESPECIAL MS, É BEM PRÓPRIA DE IGNORANTES E DESINFORMADOS DO ASSUNTO!UMA BARBARIDADE DE MENTES DESUMANAS COMO A DOS RESPONSÁVEIS DIRETOS QUE TOMARAM DECISÃOES TÃO DESCABIDAS, COMO A MATANÇA SEM PRECEDENTES DE CÃES(INCLUSIVE SÃOS) EM NOME DA SAÚDE PÚBLICA! ESTES DEVERIAM TER NASCIDO NO TEMPO DAS CAVERNAS,BEM MAIS ADEQUADA AO SEUS PERFIS!

________________________________________________________________________________

 

De: Filetti
Enviada em: quarta-feira, 6 de abril de 2011 17:51
Para: Celia Cheida
Assunto: ENC: Leishmaniose: Por que Tratar ?

Concordo que temos que eliminar os vetores , a sorologia pode dar positiva e a citologia do gânglio dar negativa, o pessoal que não gosta de animais quer sacrificar tudo que esta com suspeita.
Eduardo Filetti

2018-06-11T15:11:07+00:00