Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Mariana: 1.500 animais resgatados- VAMOS AJUDAR
CLÍNICA 29-12-2015

Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

 

Já passam de mil, os animais resgatados da lama de Mariana
 
Trabalhos para garantir o bem-estar dos animais devem continuar nos próximos seis meses
"Cada dia é uma nova luta". Esta foi uma das frases comoventes que ouvimos de Vania Nunes, médica veterinária e nossa diretora-técnica, que acaba de voltar de Mariana (MG), onde as operações de resgate dos animais estão sendo conduzidas, após o desastre da mineradora Samarco.

Vania esteve em Mariana trabalhando diretamente com ONGs e voluntários locais para resgatar e garantir a sobrevivência do maior número possível de animais. Os animais resgatados até agora já somam cerca de 1.500 - contando cavalos, vacas, galinhas, aves, porcos, cães e gatos.

Deixamos nosso obrigado ao trabalho da afiliada Vidanimal - cuja diretora Ana Liz Bastos é quem coordena as ações locais - e da AOPA (Associação Ouro-pretana de Proteção aos Animais) e suas diretoras Luana e Jussara. Esse trabalho não teria sido possível sem a ajuda dos parceiros locais e de centenas de pessoas que ouviram nossos pedidos de doação.

Trabalhamos constantemente em prol dos animais, porque eles precisam de nós sempre. Junte-se a nós >>>

Os fundos foram gastos em medicamentos, estocagem segura de remédios e comida, tanques de água para animais de grande porte, mangueiras e regadores para garantir água para animais menores, máquinas para limpeza, panos, cobertores e demais materiais para tratar e abrigar devidamente os animais.

Além disso, as operações de busca e resgate ainda estão sendo conduzidas. Não se pode resgatar todos de uma vez e muitos animais estão sendo mantidos no campo, por dificuldade de acesso a certas áreas cobertas de lama. É difícil dizer por quanto tempo ainda teremos que manter a operação, mas estimamos um tempo mínimo de seis meses, até que a situação esteja estabilizada e todos os animais tenham sido retirados ou adotados. Todos os insumos que restaram dessa primeira etapa do trabalho serão inteiramente transferidos às ONGs locais que continuarão abrigando muitos desses animais.

Confira mais detalhes abaixo do trabalho que está sendo realizado, nas palavras de Vania Nunes. Nós do FNPDA, e esses animais que estão sob nossos cuidados, seremos eternamente gratos pelas doações que possibilitaram uma intervenção imediata em Mariana.

FNPDA - O que aconteceu com os animais?
Vania - Se nós estamos assustados, imagine os animais. Alguns tiveram que ser eutanasiados, muitos ficaram presos na lama ressecada, mas poucos estão em estado grave. Porém, pelo menos agora, podemos dizer que centenas já foram salvos. Sim, centenas! E nós vamos continuar cuidando deles até que sua sobrevivência e bem-estar estejam garantidos. A questão agora é como mantê-los de forma confortável, com condições que possibilitem cada espécie manter os seus hábitos naturais e evitar o aumento do nível de estresse do confinamento, até que as famílias consigam levá-los para suas casas.

FNPDA - Como está o ritmo do trabalho em Mariana?
Vania - Ninguém consegue imaginar a realidade da situação até estar lá, vivenciando isso todos os dias. São muitas demandas, não tem como fazer só isso ou aquilo. Todo mundo ajuda em tudo. Uma hora você está no campo resgatando animais, outra hora cuidando dos que já foram resgatados e, em outros momentos, ajudando também as pessoas. Agora que o pior já foi controlado, o trabalho segue para manter os resgatados até sua total recuperação e adoção.

FNPDA - Por que as doações foram importantes?
Vania - Nessas horas é que a gente percebe a importância da união. Quem não pode estar lá, ajudou com recursos financeiros. As doações estão sendo vitais para a manutenção do trabalho. Além das doações de pessoas sensibilizadas com a situação, empresas e moradores da região cedem materiais, equipamentos, veículos e o que mais podem fazer para ajudar. Quando vemos as pessoas unidas trabalhando sem pensar, focadas em melhorar a situação a qualquer custo, ficamos felizes. É bonito de ver.
 
FNPDA - Como os recursos vindos das doações estão sendo usados?
Vania - Precisamos de feno, sal grosso, sal mineral, medicamentos, ração, mas também de coisas estruturais como equipamentos, armários e prateleiras. Nós fizemos uma lista do que era necessário, e isso foi providenciado com os recursos arrecadados. Nós realizamos uma campanha para receber doações. Fizemos isso porque as pessoas ajudam com casinha, ração, o que é ótimo, mas precisamos de alguns equipamentos e materiais de estrutura que são muito necessários. Sem as doações, a situação estaria caótica. Os fundos estão sendo mais do que fundamentais para esses animais.

Iniciaremos em breve uma campanha de adoção dos animais que não foram identificados por seus donos. Mas, antes disso, quem quiser entrar em contato para ajudar a operação de alguma forma ou se propor a adotar algum animal, pode escrever para o email: info@forumanimal.org.

Se você fez uma doação por depósito em conta, por favor mande seu email de contato para info@forumanimal. Queremos mantê-lo em nossa lista especial de doares. Obrigado!


QUEM SOMOS:

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) é a maior rede de proteção animal do Brasil, com mais de 100 entidades afiliadas em todas as regiões do país. Há mais de quinze anos, atuamos na disseminação do respeito, proteção e defesa dos animais. Lutamos para construir uma nova sociedade onde a compaixão pela vida animal seja um valor nacional, compartilhado por todos os brasileiros. Ao mesmo tempo, nossas afiliadas proveem cuidado direto para milhares de animais que são vítimas de abuso, abandono ou tráfico. Na web: www.forumanimal.org

 

 

 

 






 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy