Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

DOENÇAS DE POMBOS NÃO SÃO TÃO GRAVES AFIRMA PESQUISA - ASSOCIAÇÃO PROTETORA DE PÁSSAROS URBANOS
CLÍNICA 12-12-2015

NÃO EXISTE DOENÇA DE POMBO.. !!! DOENÇA DE POMBO - REALIDADE OU MITO

Preocupados com notícias distorcidas veiculadas pela imprensa e repetidas por autoridades mal informadas sobre doenças que seriam transmitidas por pombos ou seus dejetos;
Conscientes de que essas informações pseudo-científicas prejudicam a toda uma espécie, pois aterrorizam a população e induzem a preconceitos;

Gostaríamos de esclarecer que:

O pombo não é portador de nenhuma doença exclusiva, não existindo a famosa "Doença de Pombo".

A toxoplasmose não é transmitida diretamente ao homem pelo pombo, pois neste o parasita não desenvolve totalmente seu ciclo vital e reprodutivo, condição indispensável para se tornar infeccioso ao ser humano. A principal fonte de toxoplasmose é a ingestão de verduras mal lavadas e carne contaminada mal cozida.

Doenças transmitidas por fungos que se desenvolvem em dejetos, como a histoplasmose e a criptococose, são originárias também das fezes humanas, de outros animais, solo orgânico e até de frutas podres. Esses fungos necessitam de condições especiais para sobreviver, não resistindo ao sol e às altas temperaturas do nosso clima (o histoplasma morre aos 40° C e a criptococus aos 44° C), portanto asfalto, praças abertas, areias ensolaradas e parapeitos não são ambientes favoráveis aos fungos. A histoplasmose é também conhecida como Doença das Cavernas, pois é em ambientes fechados e com grande acúmulo de matéria orgânica que o fungo encontra condições ideais de crescimento.

A Ornitose, Psitacose ou Clamidiose atinge a muitas aves e mamíferos, inclusive o homem. No entanto, estudos indicam que não existe apenas um tipo de clamídia e que o ser humano é mais sensível ao grupo das clamídias transmitidas por psitacídeos (papagaios, periquitos, etc), sendo necessário, para que haja contaminação, um contato íntimo com a ave doente. Aves saudáveis não são transmissoras.

Pesquisas sobre a Salmonelose demonstram que o pombo não é um transmissor importante. A Salmonela é uma bactéria encontrada até num ovo de galinha e é praticamente sinônimo de comida estragada.

Quanto à Tuberculose Aviária, como o nome indica é diferente da tuberculose humana e da bovina, Comum a todas as aves, essa bactéria pode ser encontrada em muitos lugares: no solo, na serragem, em ostras, minhocas e até no leite fresco. Ratos e outros animais podem ser portadores eventuais. O sol destrói o bacilo em poucas horas, porém ele pode sobreviver muito tempo na água ou esgoto. Apesar do homem ter forte resistência ao bacilo, suas principais fontes de contágio são a carne mal cozida e leite mal fervido.

O famoso Piolho de Pombo não é o "piolho humano". São ácaros encontrados também em outras aves silvestres, específicos das penas, das quais se alimentam, sendo que alguns também sugam o sangue dos pássaros. Mesmo que eventualmente passem para pessoas que toquem em aves infestadas, não sobrevivem mais do que algumas horas.

Geralmente, as vítimas reais de doenças de aves são criadores que possuem grande quantidade de pássaros em ambientes fechados, escuros, sem padrões de higiene e sem controle veterinário, mantendo contato freqüente com pássaros doentes. O contágio apenas por proximidade ou convivência com aves é difícil ou improvável.

BIBLIOGRAFIA
SCHANG L. Pombos Saudáveis. Ed. L. Schober, Hengesberg, W.D.
TUDOR, D. C. Pigeon Health andDisease. 1991, lowa State university Press, Ames, lowa.
PORCHER, F.H. US Dept. Health Hum Ser Salmonella Surveillance Rep. 1974-1980
GREGG. M. B. Psitacosis 1975-1981. Atlanta: Centres for Disease Control, 1983.
SCHWABE, C- Veterinary Medicine andHumanHeatíh. 1964, Ed. Williams & Wilkins, Baltimore.
ASSOCIAÇÃO PROTETORA DOS PÁSSAROS URBANOS - CLUBE DOS AMIGOS DOS






 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti / Bouticão ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br
R. Almirante Tamandaré, 271/273 • Embaré • (13) 997 115 545 •
.::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy