Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Preocupado com Pombos na Baixada Santista, veterinário Eduardo Filetti comanda pesquisa
CLÍNICA 15-03-2015
 
Preocupado com o número de pombos que vivem nas cidades que compõem a Baixada Santista, o médico veterinário, pós-graduado em Saúde Pública e professor titular de Fisiologia Médica na Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Eduardo Ribeiro Filetti, irá comandar um novo estudo sobre a população de pombos da Baixada Santista. A análise contará com ajuda de alunos da Unisanta, sob coordenação de Filetti e do professor Roberto Patella.

Este será a terceira pesquisa que identificará o perfil infecto-parasitário dos pombos que voam entre as cidades de Santos e São Vicente. Na primeira vez que desenvolveu o estudo, em 1995, a população de pombos da Região estava estimada em 80 mil aves. Repetida a pesquisa em 2007, o número dobrou para 160 mil. À época, constatou-se que para cada 2,6 moradores da Região existe um pombo. Agora, oito anos após a última pesquisa, a ideia é mostrar em números o crescimento constante desta ave e que pode trazer prejuízos a Saúde Pública. A importância deste estudo é mostrada pela alta receptividade do mesmo nos principais centros de pesquisa e estudos de aves e problemas urbanos de difícil resolução por todo o mundo. Filetti já foi chamado para detalhar este estudo em diversos seminários em várias partes do mundo.

Filetti explica que o alto número de pombos da Região se deve a três causas principais: A não existência de Gaviões na Baixada, que são os predadores naturais dos pombos; A abundância na oferta de alimentos, em especial no cais do Porto de Santos; e a cultura das pessoas de alimentar os pombos e de não recolher adequadamente restos de alimentos na orla da praia. "É preciso entender que o controle de pombos leva Saúde a população. Se uma pessoa come uma carne mal passada de um pombo, por exemplo, pode desenvolver toxoplasmose. Se tem contato com as fezes desta ave, pode desenvolver problemas dermatológicos e reações alérgicas de difícil diagnóstico", detalha Filetti.

A pesquisa será realizada em 130 pontos (70 em Santos e 60 em São Vicente) de maior concentração dessas aves, principalmente no Porto de Santos, entre os meses de fevereiro e novembro de 2015. Serão analisados o comportamento dos pombos e sua reação ao meio poluído em que vivem, sua média reprodutiva, quais são seus alimentos prediletos, entre outros aspectos do dia-a-dia destas aves.

Uma das novidades que a pesquisa apresentará será a análise das fezes secas dos pombos. "Também faremos necropsia em pombos mortos para identificar aspectos da população e como eles reagem a ela", detalha Filetti. Mais uma novidade será a pesquisa de opinião que os alunos aplicaram sob coordenação de Filetti. "Queremos saber o que o povo da Baixada Santista pensa sobre os pombos e quantificar quantas pessoas tem o hábito de alimentar essas aves".

Filetti alerta que é preciso conscientizar o Poder Público da necessidade de controle dessas aves. "Temos que ser racionais e propor aos nossos governantes um controle de natalidade por meio de anticoncepcionais, que podem ser dados na comida, e evitar o derramamento de grãos, principalmente na área portuária, pois com alimentos em abundância com certeza vão se reproduzir em larga escala causando mais problema", conclui lembrando que os pombos são protegidos por lei federal e qualquer abuso contra as aves é considerado crime.

Em 2016, Filetti deseja ampliar o estudo para as cidades de Cubatão, Praia Grande, Guarujá e Bertioga.





 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti / Bouticão ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br
R. Almirante Tamandaré, 271/273 • Embaré • (13) 997 115 545 •
.::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy