Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

PROTEÇÃO ANIMAL É TEMA DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA - DR EDUARDO FILETTI COMENTA
CLÍNICA 04-06-2015
 
Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal (CEBEA) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) iniciou, em reunião entre os dias 27 e 29 de maio, o planejamento das ações e campanhas para os próximos anos. A CEBEA é formada pelos médicos veterinários Carla Molento, Ceres Berger Faraco, Ingrid Bueno Atayde, Paloma Bosso e Jorge Luiz Ramella.

Uma das ações da Comissão é abordar, com os profissionais de Medicina Veterinária e Zootecnia e com a sociedade, questões relacionadas aos maus tratos, abuso e crueldade com animais. A CEBEA também pretende atuar em conjunto com as demais Comissões do CFMV em temas afins.
"Também queremos trabalhar a importância do controle da dor em todos os procedimentos com potencial de gerar dor nos animais", afirma a presidente da CEBEA, Carla Molento.

Durante a reunião, em Brasília, o grupo também discutiu o planejamento do 4º Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-estar Animal marcado para o primeiro semestre de 2017 e estratégias para colaborar com o ensino de Ética, Bioética, Bem-estar animal e Etologia nos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia.

O presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda, afirma que o bem-estar animal faz parte do debate internacional e que, já se constitui em barreira comercial aos países que não atendem às regras, principalmente, da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). "Os médicos veterinários e zootecnistas devem estar preparados para orientar os produtores de alimentos de origem animal sobre as regras a serem obedecidas. A bioética também tem a importância na formação de um profissional humanista e participativo na sociedade", afirma Arruda.

A CEBEA aproveitou o encontro para se reunir com representantes da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA). Foram apresentados temas e trabalhos que podem resultar em ações conjuntas do CFMV com o MAPA.

A próxima reunião da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar Animal está marcada para julho.O médico veterinário Eduardo Ribeiro Filetti ,que trabalha a mais de 25 anos com proteção animal na Baixada Santista concorda que os animais deve ser respeitados e que os infratores devem ser condenados pela lei.

FONTE CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA






 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy