Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos e Matérias
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Cuidados especiais
CLÍNICA --0
Luiz Fernando Menezes
Vida longa: O papagaio vive em média, 65 anos na natureza e 35 anos em ambiente doméstico

Os que gostam de ter um mascote diferente dos convencionais devem atentar à forma de compra do animal para não colaborar com crimes ambientais

Uma cobra inofensiva criada em um aquário apropriado ou um belo papagaio livre pela cãs. Para alguns, estas cenas podem parecer estranhas, mas para muitos fascinados pela vida selvagem há o desejo de adotar em seus lares bichos que, normalmente, não são vistos em veterinários ou passeando pela orla da praia. O problema é que estas espécies são alvos fáceis de contrabandistas, que privam os animais da convivência em seus meios naturais em função de um comércio clandestino.

É fato que o comércio ilegal de animais silvestres oferece um custo menor para quem quer ter um animalzinho diferenciado, mas a forma como são trazidos de seus verdadeiros habitats para o meio urbano é agressiva e, acima de tudo, sem qualquer responsabilidade ou cobrança quanto à reposição da espécie na natureza. Este tipo de tráfico é o terceiro maior negócio ilícito praticado no mundo e no Brasil, anualmente, milhões de exemplares da fauna nacional são recolhidos por membros deste esquema para sustentar este tipo de corretagem.

Mas existem formas legais de aquisição e criação de animais silvestres, sem burocracia ou futuras dores de cabeça. Uma delas é tornando-se um “criadouro conservacionista”, título concedido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para interessados em montar criadouros e viveiros para estes bichinhos. Com este conceito, o criadouro tem a incumbência de não somente comercializar e tratar de forma adequada e cumprir as normas nas instalações do estabelecimento, mas também deve repor à natureza parte dos exemplares nascidos em seu cativeiro.

A vantagem em optar por este tipo de compra é de que o mascote chegará às mãos do dono com boa saúde e, futuramente, o animal não poderá ser apreendido por falta de documentação. “Quem compra de um criadouro certificado pelo Ibama tem a certeza da procedência do animal e ainda recebe todos os documentos que permitem este procedimento, que é um registro numérico do animal e comprovantes de compra em estabelecimento autorizado pelo órgão responsável”, explica o veterinário Eduardo Filetti, que também trata de animais silvestres.

Entre os bichinhos mais procurados estão aves como o papagaio, animal popular por alegrar o ambiente doméstico com suas cores e pela verdadeira falação que promove. Mas é necessária uma série de cuidados para que a vida desta espécie não seja prejudicada, já que em meio à natureza é capaz de viver até 65 anos, média que cai para 35, em ambiente doméstico. “Um dos cuidados que o dono deve ter é quanto à alimentação da ave, pois alimenta-la somente com sementes de girassol pode desenvolver problemas de ordem digestiva”, exemplifica o veterinário.

“Outro fator importante é permitir um banho-de-sol de 15 minutos todas as manhãs e privar o viveiro ou gaiola de correntes de ar agressivas, chuva e odores muito fortes”, acrescenta.

Legislação

Comprar e vender animais silvestres, no Brasil é crime, de acordo com a Lei 9.605/98, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. O Artigo 29 rege que quem mata, persegue, caça, vende, expõe à venda, guarda, tem em um cativeiro ou apanha espécies da fauna silvestre, sem permissão, licença ou autorização do órgão competente (Ibama) está sujeito a detenção de seis meses a um ano, mais multa a partir de R$ 500 por animal apreendido.





 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br .::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy