Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

SOS ANIMAIS DE RUA: NOVO CANIL MUNCIPAL DE SANTOS: SOLUÇÃO OU PROBLEMA?
CONVITES 04-03-2013
 
Prezados Amigos:

A Convite da Comissão Permanente de Meio Ambiente do Legislativo de Santos, a SOS Animais de Rua, juntamente com os Drs. Gustavo Palmieri e Laerte Souza, estiveram na terça feira - dia 26/02 as 09:00 horas  para conhecer o novo Canil Municipal de Santos  - para cães e gatos - ao lado do pátio da CET e dentro da área de tiro das Polícias Militar e Cívil. Registrei tudo em fotos -em anexo - e aproveitei para provocar um questionamento in loco a respeito da área.

A área fica dentro de um terreno da União concedido/arrendado para exercícios de tiro (particular) e artilharia pesada das Polícias Militar, Cívil e Exército. Inclua-se nesse quesito tiros de Fuzil R-15 e a detonação de explosivos encontrados em vias públicas. (foto 3 acima)

Pronunciei-me na mesma hora e in loco: não é possível a coexistência dessas duas atividades no mesmo local devido ao nível de ruído a que estarão expostos os animais: cães e gatos. Por que, ao contrário do que eu pensava a área onde está sendo construído o Canil não fica "perto" de uma área de exercícios militares de tiro e detonação: "fica dentro". A Equoterapia está pouca coisa mais distante e o Canil da Polícia Militar também.

O vereador Benedito Furtado disse que já existe um processo de devolução da concessão dessa área e recebeu a seguinte resposta minha:  ...." Benê: manter as duas atividades juntas não é possível...resolva isso....."

Para o Secretário Municipal do Meio Ambiente  Luciano Cascione e os demais vereadores da Comissão Permanente de Meio Ambiente : Adilson Jr. do PT e Douglas Gonçalvez do DEM eu relatei do conhecimento prévio que todos tinham de que havia - a anos - uma área de tiro no local. Assim sendo, ninguém foi enganado a respeito. Ainda optou-se por dar continuidade ao processo.Falei sobre a importância da Promotoria no caso. Inclusive já existe um vídeo gravado durante os exercícios de tiros  com a finalidade de demonstrar o nível de barulho aos quais os animais estarão sujeitos.

Com o restante dos vereadores da Comissão Permanente de Meio Ambiente, também deixei claro que não será possível manter cães e - acredite - gatos  - em uma área assim....mesmo que os exercícios não aconteçam sempre  e nem todos os dias. O local é inclusive usado para detonar explosivos encontrados em vias públicas e exercícios de abordagem da ROTA no enfrentamento ao crime organizado

Somente um alambrado divide as áreas...nada mais....(foto 03 acima).

O pessoal da Equoterapia e o Canil dos cães da Pólícia ainda estão pouca coisa distante porém ainda dentro dessa área, porém o Canil está ao lado....apenas um alambrado separa o mesmo terreno.

O Canil diga-se de passagem é de primeiro mundo...tem até área verde para soltura...foi construído dentro de normativas...até aí, parabenizamos a iniciativa......porém os veterinários presentes foram categóricos em afirmar não ser possível manter animais ali com esse nível de ruído .Diferentemente do que me disseram não estava somente na planta, já está quase construído.

Embora nem todos concordem que o Canil não deveria estar ali...alguns alegam que o ruído é suportável se comparado ao ruído da Av. Nossa Senhora de Fátima onde encontra-se o atual Canil ou  alegam que não haveria outra área em Santos para abrigar um novo Canil, sabe-se que quando o Projeto foi apresentado e aprovado na vereança santista, ao área de tiro já estava lá...todos já sabiam disso... com certeza eu não mandaria os meus próprios animais para lá. Em um dos momentos de discussão com o Sr. José Carlos Cubas, procurado in loco por mim, ele falou que inclusive, tanto os animais quantos os funcionários estavam sujeitos a ser atingidos - em caso de algum deslize nos treinamentos militares -  por balas no local uma vez que, existe apenas um alambrado separando as áreas (fotos 01 e 04 acima)....O vereador Benedito Furtado encerrou a discussão dizendo que a área seria devolvida e o Sr. Cubas , já sabia disso pois já havia sido notificado....

O próprio Vereador Benedito Furtado confidenciou-me, após,  que iria montar onde hoje é a Equoterapia, a Sede de sua Ong, porém desistiu por causa dos tiros, ou seja, aquela área era para abrigas também a Sede da DVA e deixou de ser por causa dos "tiros"!!!!!!!!!!!!! muito interessante......Se não serve a humanos, por que então serviria a animais??????

Não seria mais sensato, caso haja essa possibilidade, efetuar uma parceria coma UNIMES que tem já tem um amplo Canil? Fazer as adaptações necessárias: criar a área de soltura; fazer um alambrado de contenção, construir um Gatil, etc...O novo Canil Municipal terá 32 baias e 10 gatis  e tem previsão de entrega para abril. Com a palavra a Unimes.

Por último: acreditar que o Coronel José Carlos Cubas irá devolver a área arredada que as Polícias usam para segurança pública de bom grado e a União também o aceitará de bom grado, sinceramente parece coisa difícil de crer: a União revogaria a concessão que serve as suas Polícias que, por sua vez, com suas atividades, serve a Segurança Pública.????????..sinceramente é ver para crer.

Enfim mais uma vez os políticos fazem os seus projetos sem a humildade de consultar as opiniões dos especialistas em comportamento, saúde e bem estar animal: os veterinários (de preferência os idôneos em nossa Região em suas respectivas Universidades, Clínicas e Hospitais)....

Quem pagará o preço agora??????

A proteção animal - que não está toda sob o mesmo manto - já está em processo de movimentação para que as coisas não fiquem como estão...

A tempo: o então Vereador Marcelo Del Bosco - conforme relatou-me em um encontro -  teria sido contra o Projeto justamente pelos motivos acima alegados...pena que teria sido voto vencido....Ele próprio procurou o Sr. Cubas para falar a respeito.

Segundo o relato in loco do Sr. Cubas, a Sra. Leila Abreu também teria estado lá pedindo que o mesmo se retirasse de lá pelo bem dos animais. A resposta dele teria sido a mesma: ...."nós já estávamos aqui e vocês desde o início sabiam disso"

Também não vimos por lá nem a sombra da imprensa (????????????????)

Rezemos todos para que o impossível aconteça: uma crise de consciência aliada a extinção de uma das duas atividades concomitantemente.

Em momento propício a SOS Animas de Rua se pronunciará publicamente a respeito.

Forte abraço a todos

Luciene






 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti / Bouticão ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br
R. Almirante Tamandaré, 271/273 • Embaré • (13) 997 115 545 •
.::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy