Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

FALA DO LEITOR - Trânsito (Boqueirão News)
CARTA DO FILETTI - JORNAL DO BOQUEIRÃO
CURRÍCULO 17-01-2012

Já passavam das 22 horas e sete pessoas estavam em pé, paradas na calçada, em frente à faixa de pedestres, aguardando o momento certo pra atravessar a rua. A pista era de mão única e não havia carros se aproximando. Mesmo assim, os trnseuntes aguardavam pacientemente. O sinal, então, mudou de cor, e somente então eles atravessaram.

Certamente esta cena não aconteceu em São Paulo, ou em qualquer lugar do Brasil. Foii no Japão, onde o cidadão tem uma disciplina fascinante. Irritante até, em comparação com alguns conceitos ocidentais. Mas que serve de exemplo para muitos povos. Lá, três meses após um dos piores acidentes nucleares do planeta, praticamente já se havia reconstruído tudo. Aqui, um ano após a pior catástofre natural vivida, os políticos são acusados de desviar verbas destinadas àqueles que tudo perderam e ainda não conseguiram colocar a vida em dia.

Muito se tem reclamado sobre o trênsito de Santos, culpando de imediato os agentes de trânsito e o excesso de veículos. O chefe do Executivo teve que vir a público garantir que não haverá rodízio. Com efeito, o tema tem lá suas encruzilhadas e é sempre dlicado, notadamente porque ninguém assume sua parcela de culpa. Sim, somos todos culpados.

É importante refletir sobre alguns pontos: os pedestres atravessam sempre na faixa? Os ciclistas respeitam os sinais de trânsito? É comum ver ciclistas na contramão de direção? Os motociclistas, os taxistas, os motoristas de ônibus respeitam os sinais de trânsito? Os munícipes desfrutam de transporte coletivo de boa qualidade e a preço justo? Você sabe dizer a que horas passa o próximo ônibus de sua necessidade? (...)

A solução somente virá se houver um pensamento suprapartidário, programado para os próximos 10 anos. As escolas públicas devem incluir matéria de ensino de trânsito, com aulas semanais e avaliações periódicas, e desde a primeira série, de modo que forme o cidadão a interagir com o trânsito, seja a pé, de patins, skate, bicicleta, motocicleta ou outro meio de transporte. Uma vez mais, a solução é a educação.

EDUARDO RIBEIRO FILETTI
MÉDICO VETERINÁRIO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO


Faixas para ônibus

A Prefeitura do Ri de Janeiro está implantando uma rede de faixas exclusivas para o transporte coletivo - o BRS (Bus Rapid Service) - que poderia ser adotado em Santos. Por aqui, as faixas preferenciais criadas pela CET surtiram efeito e foram bem aceitas, mas ainda estão aquém das necessidades. O BRS do Rio de Janeiro tem sido adotado em vias com características muito semelhantes a avenidas de Santos que carecem de faixas específicas para o transporte público, como Joãoo Pessoa, São Francisco, Senador Feijó, Nossa Senhora de Fátima, Afonso Pena, Pedro Lessa. São vias com intenso fluxo de coletivos e com grande concentração de estabelecimentos.

Se os nossos técnicos e gestores ainda não conhecem in loco, vale ver de perto. #Ficaadica, como se diz na linguagem e de famosa rede social.

WAGNER DE ALCÂNTARA ARAGÃO -  MUNÍCIPE

Por questão de espaço, o jornal se coloca no direito de condensar os textos sem alterar o conteúdo. Cartas devem conter nome, profissão e nº do RG do(a) autor(a) e devem ser encaminhadas à Av. Pedro Lessa, 3.076 - cj. 81 - Embaré - Santos- CEP 11025-002 - E-mail: redacao@boqnews.com - twitter @boqnews - Fax (13) 3238-3380






 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti / Bouticão ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br
R. Almirante Tamandaré, 271/273 • Embaré • (13) 997 115 545 •
.::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy