Clínica Veterinária Filetti
Atendimento Emergência 24hrs na Baixada Santista 997 115 545
R. Alm. Tamandaré, 275 - Embaré • Santos • São Paulo
(13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br
 
 

Artigos
 VER TODOS OS ARTIGOS 

Animais de estimação amenizam a solidão
Fonte: Sicon - Sindicato dos Condomínios Prediais do Litoral Paulista. 20/03/2008 Assessoria de imprensa
CLÍNICA --0
Dr. Eduardo Ribeiro Filetti, médico veterinario

A globalização traz como saldo positivo a agilidade e comodidade para um cotidiano que se mostra cada dia mais conturbado em relação ao tempo. O período de 24 horas diárias é ‘insuficiente' para a execução dos afazeres necessários.

Vivenciamos um momento em que a maior batalha é conseguir administrar moderadamente a carga horária que possuímos. A partir daí, desencadeamos um processo estafante das ‘famosas compensações'.

Por outro lado, essa corrida produz uma sensação de ‘solidão' e então o mal do século mais conhecido como depressão começa a alastrar-se pela sociedade em forma de epidemia.

Hoje, psicólogos e psiquiatras renomados da Baixada Santista indicam a ‘pet terapia' como uma fórmula eficiente de combate ao baixo-astral, uma das características marcantes da depressão. Essa técnica é muito utilizada em asilos nos Estados Unidos e atualmente implantada no Brasil.

A presença de um animal de estimação dentro de casa transmite segurança e supre parcialmente a carência afetiva do ser humano de acordo com os especialistas.

Para adotar um bichinho é necessário que alguns aspectos sejam levados em consideração segundo instruções transmitidas pelo Dr. Eduardo Ribeiro Filetti, médico veterinário.

Pontos consideráveis...
Em primeiro lugar é preciso que seja feita uma avaliação prévia do local que será designado para o ‘habitat' do animalzinho. Posteriormente, seu porte, sua raça e seus hábitos deverão ser compatíveis com a nova morada.

Aos moradores de Condomínio, vale ressaltar que antes de trazer o seu estimado bichinho para casa será indispensável a leitura da Convenção Condominial - documento oficial do Condomínio, registrado em Cartório que contém as normas daquela comunidade.

O bom senso é sempre o melhor conselheiro diante dos possíveis ‘conflitos' que possam surgir dentro de um Condomínio. Se cada cidadão comprometer-se a fazer sua parte sem medir o grau de comprometimento do vizinho certamente a convivência seria mais harmônica.

Conheça algumas raças e suas peculiaridades:
American Pit Bull Terrier - foi desenvolvido para o combate e suas principais características são a autoconfiança, agilidade e a uma incrível resistência.

Basset Hound - é um excelente farejador, possui um temperamento calmo e amável. Extremamente manso, carinhoso e muito apegado ao dono. Fora isso, ele é resistente no trabalho de campo e capaz de fazer grandes caminhadas.

Boxer - o caráter do boxer é um fator muito importante. O cão deve ser fiel ao dono e a casa inteira. Vigilante, sempre alerta e desconfiado com estranhos. Em família ele é inofensivo, tem temperamento sereno e afetuoso durante as brincadeiras. Fácil de ser adestrado e muito leal mesmo na idade avançada.

Bull Terrier - foi usado para caçar ratos, e hoje em dia é um grande guarda e um ótimo companheiro. É um cão de constituição sólida. Ativo, simétrico e de expressão profunda. Obediente e tolerante frente à disciplina.

Chihuahua - é classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do terrier. Como cão de guarda está sempre alerta e extremamente fiel ao seu dono.

Chow Chow - cão versátil, que é utilizado em muitas funções com sucesso. Ele é um valente guardião e defensor da casa, ótimo guarda de barcos e excelente caçador de presas selvagens. 

Dobermann - atento, obediente, muito fiel e de fácil adestramento devido à sua inteligência, à sua aptidão natural para a guarda, ao seu ótimo olfato, à sua vontade de trabalhar e à sua obediência. Ele é muito resistente, suporta bem às intempéries e em qualquer circunstância está disposto a sacrificar a própria vida para proteger o dono.

Fila Brasileiro - é um cão de grande porte, acostumado a grandes espaços, e ideal para sítios e fazendas. Desconfiado na presença de estranhos ele não admite a menor familiaridade.

Fox Terrier - excepcional caçador e muito versátil já foi utilizado para caça a raposas e javalis, no entanto é muito valente e inteligente tendo sido assim utilizado para inúmeras outras funções relacionadas à caça.

Husky Siberiano - possui porte médio, extrema agilidade e muito vigor. Originário de Sibéria era usado para puxar trenós. É muito popular nos Estados Unidos e no Canadá.  Extraordinariamente dócil e carinhoso com todas as pessoas.

Maltês - inteligente e afetuoso com o dono, alegre e expressivo, são algumas das qualidades que o tornam um maravilhoso cão de companhia.

Pastor alemão - conhecido como cão pastor. Utilizado hoje em dia, principalmente como guardião e protetor, auxilia na luta contra o tráfico de entorpecentes e demonstra grande eficiência no resgate de pessoas feridas. Atua também como guia de cego e é um companheiro insuperável.

Pequinês - É um cão pequeno, bem equilibrado e valente. O seu aspecto é leonino, é independente e é capaz de defender-se.

Pinscher - é um cão de grande mobilidade, aspecto muito elegante e muito sóbrio.

Poodle - é um dos mais famosos cães franceses. Especialistas o consideram como um dos cães mais inteligente por causa de sua facilidade para aprender. Além dessas qualidades, deve-se levar em conta sua beleza e originalidade.

Rottweiler - sua inteligência é notável, sua devoção e dedicação ao trabalho são extraordinárias, bem como sua obediência, incorruptibilidade, força e tenacidade. O aspecto geral da raça demonstra em primeira instância,  espontaneidade e coragem. Seu olhar tranqüilo denota suavidade e fidelidade absoluta. Seu caráter está isento de inquietação e nervosismo, não tem malícia, nem falsidade.

Schnauzer - seu caráter bonachão demonstra-se na vontade de brincar e na disposição amável que tem para com as crianças. Diante do dono é muito afetuoso, mas é desconfiado com estranhos, não faz amizade com facilidade, e na ausência do dono é incorruptível.

Shar-pei - é uma raça inteligente, leal e alerta.

Shi-Tsu - em chinês, significa ‘leão'. Cães com aspecto leonino são muito apreciados na China e essa raça não é diferente. Ele é um cão muito ativo, atento e dócil.

Spitz Alemão Anão - a curiosidade e o bom humor são alguns de seus pontos fortes. Também desenvolve o perfeito de um bom companheiro de seu dono.

Terrier Brasileiro
- apesar de seu tamanho mediano, ele é forte e musculoso. Sua agilidade o mantém sempre em estado de alerta. Ele é cauteloso com estranhos, mas muito dócil e carinhoso com os familiares.

Yorkshire Terrier - é considerado por muitos como um verdadeiro fenômeno, além disso, ocupa a preferência como cão de companhia.

Outras espécies de bichinhos estimados
Gatos, pássaros, peixes e tartarugas são alguns exemplos que acompanham o ser humano no dia-a-dia.

Recomendações para preservar boa convivência na comunidade...
Para evitar conflitos com os vizinhos é indispensável que seja mantida uma postura de cidadania: o respeito ao próximo.

Vale ressaltar aos donos dos animais de grande porte que o monitoramento por coleiras e focinheiras é indispensável para evitar confrontos e temores aos demais moradores.

Dicas importantes do veterinário:
- Cães ou gatos brancos devem utilizar diariamente protetor solar fator 30 nas orelhas para prevenir o câncer de pele;
- Nos dias mais quentes, evite sair com seu cãozinho para o passeio diário nos horários de pico;
- Utilize o elevador de serviço para evitar qualquer tipo de constrangimento com seus vizinhos;
- Procure não circular com seu animalzinho em áreas comuns do Condomínio.   Caso  tenha que fazê-lo,  use  guia  e coleira ou carregue-o no colo;
- Mantenha a carteira de vacinação do seu animalzinho em dia, pois é uma estratégia para evitar baixa resistência no organismo dele;
- A higiene adequada do ambiente bem como a do seu bichinho é característica fundamental para preservar a saúde.

Considerações finais...
"A prevenção ainda é o melhor remédio", finaliza o veterinário.

Serviços...

Clínica Veterinária Filetti

_________________________

  C O M E N T Á R I O S
_________________________


De: Dr .Paulo Costa

Enviada em: domingo, 11 de julho de 2010 10:26
Para: Filetti
Assunto: Re: ANIMAIS DOMESTICOS AMENIZAM A SOLIDÀO

Carissimo Eduardo,
 
Muito boa a matéria...parábéns....
 
Paulo Costa, Dr.:.

________________________________________






 


 



 
  Início
Vídeo
Download
Fale Conosco
Cadastro
  Institucional
  Artigos
Filetti News
Fotos
Saiu na Mídia
 
 
.:: • © Copyright 2003 - 2017, Clínica Veterinária Filetti / Bouticão ® • Santos • São Paulo • (13) 3227-5770 / 3227-5771 • filetti@filetti.com.br • http://www.filetti.com.br
R. Almirante Tamandaré, 271/273 • Embaré • (13) 997 115 545 •
.::
.:: • PORTALWEB 5.0 ® • WCMS Web Content Management Systems • Development for Santos Digital ™ Global Strategy