Animais no Verão

Animais no Verão

Verão para muitas pessoas é a época mais alegre, com dias bonitos e ensolarados. Para muitos época de férias e descanso… sol e mar.

Devemos ter alguns cuidados com os nosso animais de estimação nesta época do ano. Sabemos que os pets estão mais sujeitos a problemas dermatológicos como micoses (fungos) e as famosas piodermites (infecções de pele) principalmente se tiverem contato com areia e/ou terra.

Temos que tomar cuidado com os parasitas externos (pulgas, carrapatos e piolhos) que aumentam nesta época do ano. Estes pequenos parasitas podem transmitir inúmeras doenças nos nossos animais. É comum que cães e gatos engulam acidentalmente pulgas e sendo assim vão se contaminar com uma tênia chamada de Dipilidium, ou seja, a pulga pode transmitir um verme para os nossos animais de estimação. Já os terríveis carrapatos, que são capazes de escalar altos muros podem transmitir doenças que atingem o sistema sanguineo, ou seja, transmitir hemoparasitoses (parasitas do sangue /cães).

Para proteger nossos animais destes pequenos parasitas temos uma grande oferta de produtos desde sabonetes, shampoo, ampolas e sprays .

Os animais obesos, senis e cardíacos vão sofrer mais nesta época do ano, hoje temos uma variedade enorme de rações para emagrecimento que podem ajudar muito.Indicamos que estes animais só saiam a rua bem cedo ou a noite. Existem raças que tem muita pelagem e nesta época indicamos tosa para dar mais conforto e diminuir o calor interno.

É bom lembrarmos que os mosquitos aumentam nesta época do ano principalmente no nosso litoral e com isto podem transmitir a filariose canina, famoso verme do coração, ou seja, a picada do mosquito pode levar a uma verminose na região do coração dos nosso cães, para previnir um simples comprimido ao mês que deve ser indicado por um médico veterinário especialista em pequenos animais.

Sempre falamos que o mais importante é dar muito amor e carinho para os nossos animais  de estimação, boa alimentação, controle da verminose e vacinas estarem em dia. O resto é só curtir a amizade sem igual que só eles sabem nos proporcionar, nos passeios, na rua ou mesmo em casa.

Eduardo Ribeiro Filetti é Médico Veterinário, pós graduado em cirurgia e saúde publica, prof UNISANTA e vice presidente da Sos animais de Rua, entidade que protege animais sem donos .

2018-06-11T16:24:08+00:00