5ª CãoMinhada supera expectativas e se torna serviço de utilidade pública

5ª CãoMinhada supera expectativas e se torna serviço de utilidade pública

Sucesso absoluto. A 5ª CãoMinhada realizada no último domingo (05/07) reuniu milhares de pessoas na praia de Santos (SP), na Avenida Bartolomeu de Gusmão, entre os canais 4 e 6. Iniciando o desfile às 11 horas, em frente à Rua Oswaldo Cóchrane, uma multidão animada, acompanhada pelos seus cães devidamente enfeitados e produzidos, rumaram em direção ao canal 6. A alegria de exibir seus animais de estimação foi evidente no rosto de cada participante.

Segundo o diretor-presidente da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Roberto Clemente Santini, a gratificação de proporcionar um evento como este é único. “Ficamos muito felizes de poder oferecer mais uma edição da cãominhada para milhares de pessoas, um momento para se divertirem e passar uma manhã gostosa com a família na companhia de seus cães. O clima é de lazer e descontração”, comemorou. Entre os participantes estavam moradores de outras cidades brasileiras, além do litoral, interior e capital paulista.

Idealizador da CãoMinhada, Santini lembrou que a expectativa na primeira edição, realizada em 2005, era de atrair umas trezentas pessoas. “No primeiro ano fizemos sem referência alguma e calculamos reunir pouca gente, mas já foi sucesso que está se repetindo a cada ano”. Para ele, a satisfação é refletida no semblante de quem participa. “Um detalhe que sempre me chama atenção é ver o prazer das pessoas em mostrarem seus cachorros, muito deles produzidos especialmente para o evento”.


Os personagens Alex, do filme Madagascar, e Priscilla, da TV Colosso, acompanharam a marcha para a alegria da criançada. Elas ainda aproveitaram várias atrações distribuídas no percurso como demonstrações de adestramento de cães, agility, piscina de bolinha, cama elástica, oficina de malabares, tobogã, pirâmide de alpinismo, castelo inflável, maquiagem artística, além da presença dos palhaços Pudim e Pirulito. Na tenda da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) produziram rostos de cachorrinhos e pintaram os desenhos de animais.


Mas a CãoMinhada não foi só lazer. Parceiros e apoiadores do evento levaram um efetivo de profissionais que prestaram gratuitamente diferentes serviços de saúde e orientação para os donos dos animais.

“Sempre trazemos atividades que beneficiem os cães. Desta vez, verificamos a obesidade e doenças da boca, se estavam com problema periodontal ou tumores. Registramos todos os atendimentos e com os dados sobre a obesidade saberemos quais que estão acima do peso podendo orientar os donos informando o índice de massa corpórea e qual a porcentagem de gordura”. Para o veterinário, os serviços têm uma função social. “Este evento permite chegar na população com um trabalho de educação. Aqui elas se sentem à vontade para tirar as dúvidas”.

Satisfeito com mais uma edição, ele reconhece que a CãoMinhada vai além de uma manhã de lazer. “A população acaba vindo pra cá não só pelo passeio e diversão, tem um outro lado que é a de utilidade pública. É um momento de educação e orientação onde podemos alertar sobre vários cuidados que as pessoas devem ter com os seus animais. É isso que a caminhada está proporcionando, bem estar a todos”, ressaltou.


Quem também comemorou foi Eduardo Filetti, ao lado do irmão Celso. Proprietários da clínica veterinária Filetti, sua equipe atendeu milhares de cães e pessoas. “Fizemos 3.220 cortes de unhas e limpeza de ouvido, 849 atendimentos, distribuímos 6.200 panfletos com várias informações, 1.412 coleiras de metal com identificação e 300 brindes que foram sorteados”. Para atender a demanda, 72 profissionais estiveram no evento.


Em uma outra tenda da clínica veterinária Filetti, duas massagistas cuidaram tanto dos donos como dos cães. Trabalhando há dois anos em animais, Carmem Simões Pereira disse que o contato com o cachorro melhora no relacionamento entre o dono e o animal. “O evento gera uma certa tensão nos bichinhos e quando aplicamos as técnicas de massagem, eles saem menos estressados, além de ensinarmos seus proprietários a massageá-los em casa”, afirmou. Ao todo foram atendidos 90 cães e 123 pessoas.


Eduardo agradeceu a oportunidade que a TV Tribuna oferece à comunidade. “O evento dá uma chance impar para nós veterinários e pet shops, onde atendemos muitas pessoas que não têm acesso ao atendimento veterinário. Aqui, podemos passar um pouco de conhecimento e reparei que a cada ano elas estão mais informadas. Falamos sobre posse responsável, a importância de cortar as unhas dos cães, mostramos como é feita a higiene dos ouvidos. Tudo isso é muito importante, passar essa conscientização para as pessoas dando uma melhoria no atendimento médico veterinário”.


A veterinária Ana Carolina Poletto, proprietária da clínica Ana Carol, também expressou a sua gratidão. “É o evento mais importante da Baixada Santista. Atendemos o público que queremos, podemos conversar, passar orientações, é uma troca mútua onde também ganhamos”. Carol fez um alerta sobre a saúde dos animais. “Os cães de Santos apresentaram doenças de pele e de ouvido inflamado, principalmente ortite. Foram os casos que mais atendi”. Na tenda ela contabiliza mais de dois mil atendimentos entre cortes de unhas, pesagem, além da parte estética com lacinhos e perfumes.


Iniciando a sua parceria no evento, o proprietário da marca Special Dog, Erik Manfrim, disse que ficou admirado com a quantidade de pessoas. “Foi surpreendente ver o número de participantes. Nós já tínhamos estado em outras cidades, mas aqui é sem dúvida o que traz mais gente pra rua”. Atuando no mercado pet desde 2001, Manfrim desenvolveu uma linha de rações com atendimento diferenciado. “Nossos produtos são frescos e entregamos diretamente da fábrica. Nossa empresa é séria, trabalha com ética e cobra um preço justo pelo produto”. O público foi agraciado com 25 mil amostras grátis das rações.


A relação entre animais e ser humano foi abordado na tenda da pet shop Molecão. A proprietária do empreendimento, Margarete Aguiar, ressaltou a existência de uma magia neste relacionamento que é difícil de explicar. Mais de 700 pessoas também receberam informações sobre nutrição animal e prevenção de doenças com vermifugação e aplicação de antiparasitários. Na tenda da Clínica Veterinária Guarany foi feita coleta de sangue em 120 cães. Os donos receberam o hemograma e qualquer irregularidade encontrada, foram orientados para investigar o problema.

O público ainda conferiu diversas atrações e serviços. A Prefeitura Municipal de Santos esteve presente com o Departamento de Zoonoses, divulgando a campanha sobre Posse Responsável, que orientou as pessoas a tratar bem do seu animal e a denunciar casos de maus tratos. As ONGs Defesa da Vida Animal, MAPAM, SOS Animais de Rua e Amor sem Fronteiras passaram informações e incentivaram a adoção de animais abandonados. Houve também vacinação anti-rábica, além de demonstrações com cães das Guardas Portuária, Municipal e Polícia Militar.

A Sabesp montou quatro “pet stop”, locais para saciar a sede dos animais com água corrente, enquanto era oferecido água potável para o público. A Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) distribui 12 mil unidades de “pega-cácas”, sacos de plástico destinados ao recolhimento das fezes animais, oferecidos pela empresária santista Regina Maria de Freitas Corrêa, criadora do Pega Cáca.


Ao final da CãoMinhada, por volta das 13 horas, foram apresentados os campões do concurso “Meu Cão é Top”, promovido pela TV Tribuna. Através do hot site do evento, os participantes enviaram gratuitamente mais de 4 mil fotos de seus animais concorrendo nas categorias de porte: Grande, Média e Pequeno. A equipe da TV Tribuna elegeu as fotos mais criativas que foram abertas ao júri popular registrarem seus votos on-line. Os cinco vencedores de cada categoria estão na página virtual
www.tvtribuna.com/caominhada2009, além de fotos do evento.


A 5ª CãoMinhada é uma iniciativa da TV Tribuna, afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira. Realização: Kawan Eventos. Patrocínio: Special Dog, Pet Shop Molecão, entre outros. Apoio: Sabesp, Prefeitura de Santos, Medmar, Terracom, Polícia Militar, Polícia Ambiental e Guarda Portuária. Parceiros: Clínica Veterinária Filetti, Pet Shop Bouticão, Clínica Veterinária Anacarol, Clínica Veterinária Guarany, Pet Memorial, Pega Cáca, Federação de Cinofilia do Estado de São Paulo, Kennel Club da Baixada Santista, SOS Animais de Rua, Defesa da Vida Animal, Amor Sem Fronteiras e Movimento de Apoio aos Protetores dos Animais (Mapan).

 

2018-06-05T10:28:22+00:00